terça-feira, 1 de agosto de 2006

O inicio do BTT Para mim

Foi em Agosto de 2006 que na cavaqueira com os meus colegas de trabalho, falavamos que tinhamos de nos passar a encontrar não só no trabalho mas tambem fora dele, já que a nossa relação profissional era tão boa.

Como um deles até tinha acabado de comprar uma bicicleta nova.....ficou decidido que seria nesse fim de semana que iriamos dar uma volta a Sintra.

Eu não Tinha Bicicleta, por isso lá fui á DECAthlon comprar o Equipamento Basico....Capacete, Calções.... e a Bicicleta.

Como não queria investir uma pipa de massa numa bicicleta, para depois deixa-la encostada....pois na altura a minha pancada era Windsurf, decidi que seria o melhor possivel dentro de uma bicicleta de supermercado.

Após muito procurar e comparar, encontrei uma grande Makina!!! Uma Magnifica EMT Azul e Cinzenta que por apenas €39,90 tem um nivel de equipamento superior a muitas outras de €100....só o quadro é que não é aluminio.

Como eramos muito Maçaricos nestas artes, os erros de planeamento do passeio não se fizeram esperar:

-Em pleno Verão...no Fim de Semana mais quente de 2006, só começamos a pedalar por volta das 10H30m

-Como não tinhamos noção do que era andar de bicicleta mais que 2KM, decidimos deixar os carros na Lagoa Azul Começar dali a subir.

Resultado:
-Foi neste momento de me apercebi de algo que me assustou profundamente, O Calor, associado á falta de condição fisica, mais não saber ainda gerir o esforço numa bicicleta, Obrigavam-me a parar Literalmente de 50 em 50 metros para poder arrefecer, respirar, e não desmaiar.
Nunca me senti tão mal, houve alturas em que parecia que ia literalmente desmair, pois tinha o coração a 200 á Hora, e nem tirando o camelback e o capacete conseguia respirar.
Enquanto isso, o Herlander e o Archade, Riam-se de mim, e tentavam ajudar-me da melhor forma possivel.

Aí percebi que tinha de mudar radicalmente de vida, e tinha de fazer tudo por tudo para ficar em forma.

O resto do passeio foi Espectacular apesar do Mega EMPENO, e de muito levar a EMT á Mão.
Se por um Lado DECIDI nesse dia que a minha saude teria de melhorar drásticamente, o Prazer que retirei das paisagens e dos Trilhos (Apesar da Dificuldade), Motivaram-me a nunca mais parar.

E Assim foi.
Na Segunda Feira, quando os meus Colegas gozavam comigo, recordando o meu estado, decidi estabelecer um Objectivo bem definido, que nos motivasse a todos que treinasse-mos para irmos fazer a nossa primeira Maratona.

Pesquisei, Pesquisei, e encontrei logo uma maratona que me encheu logo o Olho: A Maratona de Obidos....aliás a Meia Maratona - 40KMs

Seria dali a um Mês, ou seja, no espaço de um mês eu teria de conseguir fazer 40KM, quando 2 dias atrás nem 20 conseguia.

E Assim foi, depois de me chamarem de Maluco, de dizerem que 40KM era muito para nós, e que isso já era para profissionais, lá se renderam á minha insistência ainda que sem grande convicção. (Talvez pensassem que eu desistiria da Ideia.)

A Partir desse dia tinha de estabelecer um Plano de Treinos.
E assim foi! Comecei a ir todos os dias para o Metro de Bicicleta. Para lá era a descer.....mas para Casa era sempre a subir durante 2,5KMs seguidos.
Agora imaginem alguem com roupa de trabalho, camisa, Chinos, Sapatos, e de capacete a pedalar em pleno Agosto no meio de Odivelas.

Muito me custaram as primeiras Semanas nestas Subidas....parecia que nunca mais acabavam....e chegava a casa mesmo completamente arrebentado.
Mas tambem comecei a notar que andava menos stressado, e muito mais bem disposto.
A Mudança Começava a Notar-se.

Aos Fins de Semana, decidi que tinhamos de treinar em Montanha....mas tinha de ser num sitio onde não nos perdessemos, e onde caso ficasse-mos de rastos poderiamos facilmente chegar aos Carros.

Claro que o Sitio não podia ser outro senão Monsanto! (Todos começam a aventurar-se aqui, e depois partem para Sintra....o Próximo nivel)
Faziamos 40KMs de muito esforço, e muitas paragens....e muita lentidão....eram dias que pareciam não ter fim.
Cheguei inclusivé a ir com o Sérgio Pinto, que passava por mim com uma facilidade que me deixava siderado. Tambem foi graças ás conversas com ele que aprendi os truques básicos do BTT, como por exemplo....Beber Agua...EH EH....pareçe Obvio....mas em esforço nunca nos lembramos.

Após vários Treinos, lá fomos nós para a nossa 1ª Maratona

Era tudo Mágico, tanta gente!?!?! Nunca pensei que havia tanta gente nisto (Pensava eu)
Lá partimos e logo na primeira parede...toca de levar a bike a pé.
Logo no inicio já estava cansado ainda não tinhamos 10KMs feitos, Tive a primeira Caimbra aos 15KMs e depois enganei-me e falhei um controlo.
Após montes de Caimbras, de muito pedalar e de uma volta que não parecia ter fim (Mas que estava a adorar cada metro), ainda nos fizeram subir até ao Castelo!!!! Sádicos. :-)

Ao chegar ao final com apenas 35KMs (Cortei 10KM com o engano), aprecebi-me que os primeiros dos 80KMs já tinham chegado. Fiquei Pasmado! Então eu fiz uma média de 8KM/H num percurso essêncialmente plano.....e estes Cromos faziam médias de mais de 25KM/H.....

No final estava cá o bichinho e nunca mais parei!

Pesava 85Kg, agora Peso 74Kg
Aumentei a minha resistência de uma forma impensável, Faço 114KMs com médias de 17KM/H sem grandes problemas.... O CORPO HUMANO e a MENTE São Incriveis!

Entretanto Tenho conhecido pessoas Maravilhosas, que muito me têm ensinado, e com quem muitas Aventuras tenho tido o prazer de Viver.

Nota: Escrito a 29/04/2008 Mas postado no inicio do Blog para dar inicio ao mesmo