segunda-feira, 25 de setembro de 2006

A Troca de Bicicleta

Após a Maratona de Obidos percebi que 18 mudanças são insuficientes....pois são muito penalizadoras no que toca á Velocidades médias.....e nas descidas a Suspensão é Essêncial para quem não tem técnica como eu.

Foi aí que começei a pedir ajuda nos Foruns....e redescobri o ProjectoBTT, através do Meu grande amigo Celso Fernandes.

Aqui ficam os primeiros Posts:

Malta vou comprar uma BTT que está em promoção e estou muito indeciso quanto ao tamanho do Bicho
Trata-se de uma GT Avalanche 1.0, e estou indesiso entre M ou L

meço 177cm, e 83-84cm entre pernas

de acrodo com estas medidas deveria comprar o M (segundo tudo o que li, mas ao testar na bike o espigão fica mesmo no limite (ou seja fica pela linha tracejada que o espigão tem).

Não será que está muito no Limite?

HELP PLEASE!

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Um site que encontrei foi o http://www.bikezone.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=43&Itemid=89

No Canto sup Dir. tem um Link com dicas para escolher a Bike
e o resultado é M

No Site da GT USA http://www.gtbicycles.com/customercare/ask.php?country=usa&brand=moun tambem dá M

....mas realmente faz-me confusão esta no limite do espigão

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A minha "onda" é mais Mini-Maratonas (40KM). e já agora incluo as minhas medidas gerais:

Altura: 177cm
Dos Pés ao Topo do Externo= 145cm
Medida de Perna= 83cm
Comprimento de Braços=61cm
Largura de Ombros=48cm
Peso=80 Kg
Tamanho de pé= 41

De notar que o Site da GT (USA), no que se refere a dicas de Tamanho é muito vago, e que apesar de me indicar como estando bem para o M, tambem reverte para uma avaliação mais cuidada por parte de um revendedor na altura da compra.

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Bom,

Só para fechar o tópico, informo a todos os projectistas que me decidi pelo Tamanho M. (embora ainda pense se fiz bem.)

O que vos posso dizer é que vou ter mesmo de comprar um espigão maior(Falta 1,5CM para o Selim ficar no Ponto ideal), mas fiquei satisfeito (para já), com o facto de me sentir muito confortavel na Bike, e tendo testado para já algumas subidas (Curtas, mas de muito grande inclinação) noto que consigo controlar perfeitamente a Bike e evitar que me levante a roda da Frente. Este levantar da roda da frente acontecia quando testei para a Rockrider 6,3 Tamanho L de um Amigo para Subidas, o que tornava algumas Impossiveis, não por falta de pernas, mas por falta de estabilidade.

A Minha Velha BTT de AÇO de 40 Euros EMT Carrefour (com cerca de 270 Km em cima em 2 Meses) era de um tamanho tipo L, e dava-me cabo das costas em Voltinhas de 40Km (Ok nesta ainda não fiz nem 10KM mas noto diferença). Claro que a comparação é um pouco ridicula, por serem bicicletas de nivel tão diferentes, mas penso que em termos puros de geometria a comparação é possivel.
Uma coisa vos posso a todos assegurar Bike abaixo dos 70 Euros, a EMT Carrefour é definitivamente a melhor! piscadela biggrin
Para terem uma ideia: Tem Travões VB em ALU (coisa que até as RockRider de 150 Euros apenas têm em Plástico....), e nunca me deixou ficar mal! (bom lá estou eu com pena da Velhota!)

Gosto muito da BIKE Nova, e a diferença é abismal. Pelo menos pelo que vi na primeira voltinha. A Suspenção da frente é um Mimo dá imensa confiança e eleva o conforto a niveis que nunca tinha experimentado

As mudanças que tive de afinar (pois tal como me tinham dito na Loja apesar de as terem afinado, poderiam desafinar muito facilmente devido á Bike ser nova) são um Mimo, mas para já ainda fico baralhado com tanta mudança (de 18 na BTT de FERRO para 27 na GT). Mas o Facto de ter mudanças mais desmultiplicadas (nas altas) faz muita diferença quer em termos de esforço, quando rolo em estradão, como claro já consigo acompanhar a Malta. Antes na Velhota na mudança mais pesada perdia a pedalada a ....35KM/H!
Fiquei ainda muito satisfeito com a facilidade com que se afinam as mudanças, podemos a meio de uma Maratona afinar se necessário as mudanças sem recurso a qualquer ferramenta. É Optimo!

Os Travões apesar de ainda serem novos, são muito muito progressivos e eficazes. Estava com receio de só terem um comportamento tipo Digital (0 ou 1), mas afinal são analógicos! laugh

As Rodas,.....é o menos bom (apesar de serem Boas). O problema é o peso das mesmas. Já estava á espera disso, pois na Bike Magazine do Mês de Agosto, no comparativo de BTT até 1000 euros, referem especificamente este ponto, dizendo que a Bike poderia pesar menos de 1 Kg (ou Menos até) com outras Rodas. E é MESMO VERDADE! É ver para crer! Para por a Bike no Carro tenho de tirar a roda da frente, e....de repente.....a Bike fica muito mas muito mais leve!!!! NOTA-SE!!!

Este Fim de semana é que ela vai ser posta á prova! Mas temo que o mais certo é que em vez de vir eu aki para o Forum criticar a Bike, ela é que vem para aki criticar o Dono, por não ter pedalada para ela...... gargalhadas

Tenho de me esforçar para estar á altura! reza

Para Saber Mais