terça-feira, 28 de novembro de 2006

Formulas para o Sucesso

A Parte Psicologica é muito importante em tiradas mais longas, e acreditem que 50% da força nas pernas vem da Mente!

Outra coisa que provavelmente tambem poderá falhar é não saber gerir o esforço e a energia ao longo das provas. É importante não estoirar no inicio, e é muito muito importante manter o corpo sempre hidratado (beber agua antes mm de sentires sede 5-5 Min), e Comeres Barrinhas Energéticas ao longo da Prova (45-45Min). No fundo o teu corpo funciona como uma máquina que enquanto tiver energia para queimar está tudo bem.....mas se começa a faltar..........engasga, e depois demora um pouco a voltar a pegar.

Importante tambem é a Alimentação que se faz do dia antes da Prova, e de manhã. Bem como Dormir Bem!

Acreditem! Aprendi isto tudo no Forum, aos REMIS, e aos Celsos aki do Forum, Testei em Provas e apesar de não ter um nivel muito elevado, noto muitos progressos (motivados pelo treino tambem), mas estes pequenos cuidados realmente marcam a diferença no dia da Prova.

domingo, 26 de novembro de 2006

2º Passeio ProjectoBTT - Outono em Monsanto - 2.Dez.2006

O reconhecimento foi Optimo!

Ritmo de Passeio, muita boa disposição, excelente companhia! Muito bom percurso, parabens REMI a Malta vai-se passar e adorar.

É o tipo de passeio que agradará a Gregos e Troianos.

Ainda deu para testar o meu Suporte (Home Made) para o PDA que esteve 5*, com lama e tudo! Só falta engendrar um Saco Plastico (ou termos tecnico PWC- PDA Water Resistent Cover), que não reflita tando a Luz para ver melhor o Ecran. Ainda por cima Não sei o que se passou desta vez mas a Bateria do PDA esteve a 200%, em 4H56M de Funcionamento Continuo gastou Imaginem.......12% da Bateria!!!!! Isto é fantastico.
Quanto ao Suporte de PDA irei abrir um novo topico mais tarde com fotos gentilmente cedidas pelo Celso.


Como vim directamente de Odivelas, e lá voltei, pedalei mais uns KMzitos pelo que deixo aqui os dados da minha TRIP:

Nome Odivelas-Monsanto-Odivelas
Data 26-11-2006
Tempo Total 4:56:57
Moving Time 3:34:30
Pulso Med 149
Pulso Max 186
Peso 1,029Kg
Kcal 2390
Dist (KM) 47,44
Max Speed (KM/H) 52,23
Avg Speed (KM/H) 9,57
Moving Avg Speed (KM/H) 13,27
Acumulado.....(aqui é que é de desconfiar do meu GPS): 2.431,90 Metros
Acho que deve de ser excesso de precisão, que em cada Leitura (1seg.) mete +1Metro/-1 Metro......logo o resultado....





Algumas fotos do reconhecimento de hoje

Foto de grupo: cfernandes, pedrosa, remi, s.s., lena, josé , pguedes

solução, suporte de pda por pguedes



protecção de escora, pguedes


Parece que o José adora tulicreme, até mergulhou nele  laugh



tócolante projectoBTT


tócolante projectoBTT


<a href="http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=-694718369439656367" target="_blank">http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=-694718369439656367</a>
http://video.google.com/videoplay?docid=-694718369439656367
pedrosa

<a href="http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=7210412350596800769" target="_blank">http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=7210412350596800769</a>
http://video.google.com/videoplay?docid=7210412350596800769
pguedes



Para Ver Mais

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Bike messengers em N.I.

Faz-me Lembrar eu entre os meus 16-17 Anos, a Ir de Odivelas a Telheiras Todos os Dias, para a Escola, e á Vinda em Plena Calçada de Carriche a descer entre os Carros a Picar-me com as Motas.....Na minha MTB que só tinha duas Cremalheiras, e travões de Ferradura.

Mesmo assim grandas Malucos! Eu entretanto tomei Juizo.

Mas esta é a prova provada que um dia a maioria das pessoas andarão de Bicicleta

sábado, 18 de novembro de 2006

Finalmente Meia Volta Concelho de Loures NOV06





No Fim de semana passado fiz em conjunto com o Pedro Roque aqui do Forum, e mais a sua Equipa (António, Zé, João), o Primeiro reconhecimento a sério do Track da Volta ao Concelho de Loures.

Fizemos cerca de metade do percurso e digo-vos amigos: Aquilo não é Pêra Doce, é mesmo muito duro (Ver dados Técnicos).

No entanto esta volta vale por cada subida, cada trilho, cada Single Track Espectacular, e Acima de tudo pelas paisagens Fantasticas que encontramos por todo o Lado. Avistamos inclusivé várias Aves de Rapina, com envergaduras de Asa enormes, a fazer lembrar as Águias que só vemos em Docs do Discovery, ou BBC Wild Life.

Avistamos tambem muitos Caçadores que felizmente não nos......confundiram, mas mais uma vez as nossas amigas Melgas foram as eternas companheiras.

Neste Passeio, tive o prazer de ter o primeiro Furo na minha GT, que foi prontamente reparado, pois ando sempre com o Kit de Remendos atrás.

Quero agradeçer ao Pedro Roque e á sua Equipa, pela grande boa disposição, simpatia e conhecimento do terreno que tinham pois praticamente podia ter dispensado o GPS 80% das Vezes.
Ainda Gostei mesmo muito de pedalar convosco pois o Ritmo foi mesmo muito bom: Não muito puxado, mas Exigente.

Segue para já o Track e altimetria e alguns dados técnicos, e depois "postarei" as Fotos, a pedido de muitas Familias.

As Fotos são uma Gentileza do Pedro Roque, pois como não tenho a minha maquina Operacional, lá o melguei para sacar umas Fotos gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas

O Track está aqui: http://www.gpsies.com/map.do?fileId=lypwjjzzqwohrfvk

Curtam só este gráfico de altimetria:



Dados técnicos:

Vel. Média: 6,5 km/h (A contar com a Paragem por causa do Furo, em Movimento a média foi 8,29KM/H)
Vel. Máxima: 47,2 km/h
Vel. Mínima: 0,3 km/h
Tempo Total: 07:15:28
Comp. Cartográfico = 47,364 km
Acumulado: 1300 Metros

E Aqui vão as Fotos:

Para Ver todas: http://pedroguedes.fotopic.net/c1139783.html


A vista sobre o Vale de Vialonga




A Malta


A Malta


A Famosa Subidinha do Restaurante o Pneu......Viemos daquela estradinha lá em Baixo e daquelas casitas


Os Pedros


O Homem que ia sempre á frente  lunchacos


O Furo


Que Vistão. Nesta Escarpa avistamos a primeira Ave de Rapina, a Planar....



Chegada ao Topo de Montachique,.......mas as subidas ainda não tinham acabado....


Para Saber Mais

sábado, 11 de novembro de 2006

Passeio Expo-Subestação EDP Fanhões





No âmbito da preparação da Volta ao concelho de Loures, Hoje eu e mais um Colega de traballho fomos á descoberta da primeira parte do Troço.

40KM - 3:30 - Não está mal.

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=shyhzmwbnvtrkagz

Saimos da Expo e seguimos em Direcção a Sacavem, onde passamos para a Margem Direita do Trancão e entramos em Terra.
Aí fizemos 15KM Soft pelo vale do trancão, e posso-vos dizer, que aquilo Mudou, Mas Mudou Muito! Está Lindo e o Trancão já não Fede!!! Muita Natureza, avistamos muitas Garças, e um Coelho, para alem de vários Rebanhos de Ovelhas. Muito Bonito.
O Caminho é Rolante mas como é muito Fininho é muito giro andar sempre a apontar a Bike para o Carreiro.

Findo o Aquecimento, eis que chegam as primeiras Subidas:
Tentamos um Corta-Mato para não termos de ir até Vialonga como está no Track da Volta ao Concelho de Loures, pois saimos da Expo ás 14H e apenas tinhamos cerca de 3:30 de Sol, não podiamos dar-nos ao luxo de perder mais tempo com terreno Plano. O Corta-mato era composto por uma subida técnica, mas infelizmente revelou-se sem saida e tivemos de voltar a trás (cerca de 250 Metros).

Continuamos por alcatrão até ao Restaurante dos Pneus a caminho de Bucelas, ......Metemos uma Barrinha no Bucho....e AGORA É QUE SÃO ELAS!!!!
O Track indica uma subida média, mas esse caminho está fechado por um Portão....Seguimos por um Caminho alternativo, á descoberta..........Nem vos conto que Subida!!!! Com Muitos Regos, Muito Inclinada, sempre aos ZIG Zagues, Muito Cascalho e entulho, BRUTAL, Num Instante estamos ao Nivel da Crel enquanto a estrada de Bucelas está ali a cerca de 20m no Eixo dos X mas a cerca de 80m no Eixo dos Y......Imaginam?
Continuamos sempre a Subir, a Subir.....e a Subir, cerca de 90% a Pedalar, e eis que alcançamos as primeitas Centrais Eolicas......E Meus amigos.....Que Vistão!!!! De um Lado a Expo e todo o Vale de Loures e Trancão, e Vialonga, e o Tejo, e Montijo....vê-se TUDO!!!!!!!! TUDINHO!!!! Olhamos para outro Lado e......Montes e Mais Montes, a zona Saloia apresenta-se Imponente e a convidar a continuar.....mas não podemos arriscar Pedalar á Noite em locais que exploramos pela 1ªVez, e sem Lanternas. Continuamos e após mais 700Metros a pedalar Eis que avistamos a Grande Substação da EDP de Fanhões.........vemos um dos marcos da Volta ao concelho ao Longe....Montachique....um dia chegaremos lá! Agora temos de Voltar para trás antes que o Sol se Ponha.

A descida é feita, com grande velocidade, e de uma forma espectacular sempre a Abrir!!!!

A Volta é feita usando um outro Track a Volta Expo Loures Expo e continuamos outra vez em Planicie até Frielas, onde o Track nos Manda para a Estrada  triste. Enfim, o Sol já avisa que não podemos andar a adivinhar e por isso continuamos a seguir o Track, começamos a subir e começo a assustar-me, será que o caminho é por Camarate!?!?! Espero que não, senão Adeus Bike!!!! Enfim Chegamos a um Cruzamento a meio da Serra que o Track Manda-nos voltar no sentido do Vale do trancão......Passamos por uma Aldeia muito antiga (Unhos), e Finalmente voltamos á Terra. Já está a fazer-se Noite, temos de nos despachar!
Entramos por uma Quinta onde a entrada tem uma bela Poça de .........Estrume e Lama, a toda a Largura.....Que bom não dá para escapar....e até faz tão bem á pele!!!!! UÍ!!!! :cunao:
Passado 1KM voltamos á estrada e vamos ter á estrada de Sacavem. Chegando a Sacavem, as Bike estão....uma Lástima!!!! Mas nunca tão Más como no Festival Bike, aí estavam quase destruidas. Olha uma placa de um "Elefente Azul"...Deve ser já ali! Pedalamos.....Pedalamos.......Pedalamos.....E nada de Elefante Azul......após 1KM e Muito, lá encontramos o Elefante escondidinho atrás da esquadra da PSP....Pudera eu em Sacavem faria o Mesmo. Lavamos as Bike e voltamos á Expo.
Cansados? Nem por isso, Foi uma volta muito Boa, e apesar de exigente na zona de Bucelas a sensação é de grande satisfação.....

Bom a verdade é outra: A verdade é que andamos sempre Picados o Passeio todo, e acho que por isso nem demos pelos KM's

Picados um com, o outro?!?!? NãÃ....Pelas Melgas que ainda pensamos que pudessem ser devido ao trancão, mas a verdade é que não sei o que se passou mas havia melgas LITERALMENTE ao Longo de 40KM!!!! Em todo o Lado, e que festim que nós fomos!!!!!! Até em Sacavem e na Expo, elas lá andavam sempre a tentar Motivarmos e a Picar-mos para mais uns Kilometros.....São tão Amigas!!!! Tão Porreiras!!!! Obrigado Amigas, se voçês não tinha conseguido perder tanto peso e baixar tanto a tensão!

Chego a Casa, e vou ter á garagem de um Amigo que está de Volta de uma Mota.............Cumprimento-o e ele diz-me, Porra trazes para aqui a Bicicleta a Cheirar a m****interrog!!
Fico a Pensar, a Bike não é pois já tomou banho.....eu ainda não.....

Amanhã lá vou eu curtir a outra ponta da Volta ao concelho de Loures...desta vez no Sentido Odivelas-Almargem do Bispo

Nota: É impressionante como é que a meros 3 ou 4 KM de LX estamos em Pleno Campo, onde até as pessoas conservam a rusticidade tipica das aldeias do Interior!!!!


Atênção que este Passeio teve um Replay no Domingo......e comparado ao de domingo este foi um aqueçimento....zito

Assim que tiver as Fotos(a pedido de muitas Familias) e os datos do GPS, vem aí outra Crónica, desta vez intitulada Passeio - Odivelas - Fanhões - Montachique - Moninhos - Montemor, O Grande EMPENO!

Foram para aí 50KM, com vistas indiscritiveis, Singles Louquissimas, até uma experimentando as pedras numa delas.

Mas depois poderão Ver e Ler

domingo, 5 de novembro de 2006

Maratona FestivalBike 2006


Tomas-te Banho com condições?!?!? Das duas uma ou foste dos primeiros a chegar os dos Ultimos. gargalhadas

Até considero que haviam chuveiros mais que suficientes, mas o Engenhocas que projectou aquilo não previu que as Lavagens de Bikes + Os Chuveiros = Caudal insuficiente.

Conclusão: A maioria dos BTtistas, tomaram banho em condições deploráveis, e o espaço para se vestirem nem tinha Bancos para pousar a roupa lavada (apenas 3 para quasse 200 gajos em Simultâneo).
Muito Muito MAU não não não não não não não não não não não não não não
Pior foi a muito fraca resposta da organização face a este problema, que foi incapaz de arranjar uma solução de recurso em tempo util, e ter alguem lá nos balneareos nem que fosse a pedir desculpa 1500 Vezes!

Mas é verdade, tomar banho com uma garrafinha de 20cl de Agua da Serra da Estrela, que ia enchendo e depois derramando sobre mim, fez-me recordar os meus belos tempos de infância quando ia para a casa da minha avó passar férias, que ficava no cimo do monte e onde na altura ainda se tomava banho num alguidar de água com uma caneca a fazer de chuveiro. Até me vieram as lágrimas aos olhos......

Não vou falar do tempo de espera de lavagem das Bikes........


No geral foi uma Meia-Maratona Soft, divertida e porreira pela Malta do projecto de participou, e onde por acaso deu-me gozo pedalar na lama. Não me vai dar gozo nenhum tirar a lama da roupa agora, quando estava a planear fazê-lo imediatamente após a prova, mas tal foi impossível pelas razões já citadas.

Gostei muito da Exposição. E das "Tapas" que tive o prazer de petiscar com a Malta do ProjectoBTT.

P.S.-Um especial agradecimento ao ZéLuz que acabou por ser o meu parceiro de Maratona, com o qual levamos um ritmo Bom, nem muito Forte nem demasiado Soft.










Para Saber Mais