sábado, 27 de outubro de 2007

Volta ao Concelho de Loures interrompida em pleno momento de ZEN


Amigos,

Não sei o que dizer....

Por um Lado estou mesmo muito feliz, por outro frustrado.

Eu e o DID iniciamos a nossa Voltinha de 80KM, nas calmas ás 9H30m da Manhã, e desta vez como é hábito sempre que ando por estes lados com o DID, para alem de seguirmos o track habitual, fizemos algumas incursões pelo desconhecido, em busca de Variedade de Trilhos.

O Estudo estava préviamente feito no Google Earth, e bem anotado no GPS Biologico.

Inicialmente Mostrei ao DID o Novo Percurso desde minha casa até Loures, que agora inclui umas Incursões por Estradão, passagem pelo circuito de manutênção da Cidade Nova, e uns Singles Curtos (Muito técnicos só para alguns fazerem montados), e uma Escadaria que dá gosto fazer.

A Animação aí já é tanta que sem darmos por isso estamos em Loures num Instante.

Para quem por cá já pedalou, o Primeiro desvio á Norma Ocorreu nos Famosos S's da Subida do Restaurante "o Pneu". Aí em vez de seguirmos até ao Final dos S's, desviamos a meio para um Single muito Curto, mas muito bonito técnico e Coberto de Arvores, que nos levou de novo para Baixo ao Nivel do Restaurante de novo....ou seja toca a meter mais acumulado, daí começamos uma Subida por uma Estrada muito velha e degradada, pelo Meio de Pinhal e Floresta de Sobreiros, sendo brincados de tempos a tempos com Vistas Fantásticas.
Esta Subida até á Substação é Toda em Avozinha, e a Força imprimida é tanta que o Cavalão DID, conseguiu que a Roda de Trás até Saisse fora das Escoras
Que Brutalidade!

Depois deste primeio precalço resolvido pelo Mecânico de serviço, toca a....SUBIR

Esta Subida em termos de dificuldade penso que é ligeiramente menor que o que costumo de fazer (pelas Eólicas), mas tal poderá dever-se ao Facto de á Paisagem ao longo da mesma e a variedade de terrenos, desde regulares com pontos bem técnicos, que permitem irmos mesmo distraidos e deslumbrados com a Beleza de tudo aquilo.

Calmamente Chegamos á Substação de Fanhões, e Daí fazermos aquela Paredezorra até ao topo da Encosta (o bm_pereira sabe qual é), e Olhamos para os Ciclometros e é incrivel! Viemos sempre na descontra pois sabemos que ainda faltam muitos KMs, e a média aqui era de 14KM/H!!!! E são com um acumulado de respeito!

Respiramos aquela paisagem, e o DID clica Obcecivamente ma Maquina Fotografica a toda a volta.

Falamos daquela subida maravilhosa, e continuamos.

Mais uns trilhos á Frente chegamos á estrada de Fanhões, e descemos até á Aldeia para meter Agua no Bidon.

Arrancamos de novo a Subir. A Partir daqui o DID entra em terreno desconhecido. Afinal foi por aqui que ficámos quando tive o Prazer de trazer o Gang, o DID, e o Casal Maravilha ao meu quintal.
Mas na altura por falta de tempo e pessoalmente por achar que já estavam todos partidos.,....inventaram uma desculpa qualquer e foram muito tenrinhos

Agora a sério as Rolo da massa Rolo da massa Rolo da massa estavam á espera para almoçar.

Mais suma Subida, mais uma voltinha
Desta vez entramos na antiga estrada das linhas de torres, se é que ainda se pode chamar estrada, pois é de facto um percurso de Paralelos em ponto gigante e de muito dificil de progressão, até atingirmos um dos antigos Fortes das Linhas de Torres.

Daí seguimos a bom ritmo até Montachique, num estradão a exigir um bom trabalho de suspensões.

Agora é o Prémio da Montanha!!!! Uma Subida de Menos de 1KM, que quem não conhece Substima...não é bm_pereira e Bolacha
Pois adivinhem lá qual é a inclinação máxima desta subidita..............25%! Registados pelo ciclometro do DID.

Mais um Topo conquistado! Mais umas Fotos tiradas pelo DID, e pergunto-lhe: -Conheces aquele monte?
XIII é SINTRA!!!!! - Responde ele espantado.

Toca de Descer do Cabeço, pelos trilhos terriveis, e aqui em vez de seguirmos para a ponte da A8, viramos para os Depósitos de Água. Espera-nos uma descida....bem....esta subida vou deixar que seja o DID a Descrever, esta Subida e o resto dos trilhos que fizemos.

A Partir daqui o GPS entrou em acção e portou-se 5*

Preparem-se! Pois foi a partir daqui que conlcuí que Temos á porta de Casa talvez os melhores trilhos de SEMPRE!

Só houve um Problema....ao KM 56 passo por um Ramo e Partiu-se o DROP-OUT, Logo agora que só faltavam 30KM e ainda por cima numa altura em que Eu e o DID iamos Literalmente com um sorriso enorme estampado no Rosto, e um feelling de Paz total!

Esta volta ficou a Meio.....mas é de certesa para Repetir.
Repetir a metade que falta para reconhecimento e/ou o Passeio Completo quando houver Quorum, Ou seja quando o GANG e o Casal Maravilha, mais o Hugo Carvalho, e toda a malta porreira quiser vir.

Mas digo-vos, e sem estar a exagerar, nunca pensei que a Zona Saloia fosse tão Fenomenal!


Para Mais Detalhes

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

E no Próximo Sabado (27/10)?!?!?? O que é que vai Haver?!?!?

Pois Parece que houve aí uns quantos Quim Bejas do Passeio do Fim de semana passado, e como são Alucinados....Querem tentar a Volta ao Concelho de Loures.......

Ora Bem,....Basicamente os Primeiros 30KMs são o mesmo percurso até Montachique, a Partir daqui entramos em terreno desconhecido....seguindo o Track de GPS.......ao Longo de ums Durrissimos 40/50KMs.

Esta Ideia é da Responsabilidade do DID biggrin

Mas como ele é Enfermeiro, não há problemas em tentar gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas

Os Interessados deverão inscrever-se aqui.

ATÊNÇAO: Esta Volta vai DOER!!!! Quem quiser pode só fazer metade até Montachique que é acessivel para quem está minimamente treinado.


Ponto de Encontro

8H30m, Minha Casa ou 8H45m na Esc. Sec. da Ramada.(Odivelas)

Como curiosidade aqui fica o Gráfico de altimetria.....



Confirmados:

Pguedes Fixe
DID Fixe
Pedrosa Fixe 30km ou 80km? Números...a ver biggrin

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Passeio Saloio em Loures com a Malta do "Deserto"


Depois de uma super passeio para rever o meu Amigo FUNRIDE, em que se precorreram uns curtos 100KMs, Hoje foi a vez de mostrar o Meu Quintal ao Bolacha, ao bm_pereira, João F e Hbranco.

Não me vou Alongar no meu rescaldo, pois não quero influenciar as opiniões e rescaldos dos verdadeiros Criticos: Os Meus Convidados!

Espero apenas que tenham de facto gostado do Passeio, e Lembrem-se há muito mais para Mostrar Fixe

Quero antes de mais agradecer-vos a todos a companhia que me fizeram, e a boa disposição e Calma que reinou ao longo destes 40KMs.

Para Saberem Mais

A Visita ao Funride 20_10_2007


As Emoções tal como as Fotos foram muitas.

Apenas Quero Dizer que Estou muito feliz por ver os Progressos do FUNRIDE!
Ainda tem um Caminho a percorrer.....mas os Progressos estão bem á Vista!
Gostei muito da tua Boa Disposição

Quanto ao Passeio, mais uma vez está Malta Espectacular de Valado de Frades voltou a Surpreender, e Passamos por trilhos Fabulosos, e depois de 58KM e muita Comida e bebida, regressar sempre a Assapar, a Velocidades que torneavam os 30KM/H....Foi fantastico!
Para mim os vossos Passeios são sempre os Melhores!

Aqui Fica um pequeno Foto Report de 93 Fotos

Ver Aqui

Para Mais Detalhes

É por isto que gosto do BTT


É por isto que o Pessoal que se conhece no Projecto é tão Especial!

Karmei o Pedrosa, porque apesar das dificuldades, nunca, em momento nenhum, desistiu, e sempre com um Sorriso nos Lábios! Parabens!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

BikeTrainMountainTrip 14OUT07



Estou Pasmado! Esta travessia surpreendeu-me completamente.

Desde o momento em que me mostraram este track pela primeira vez, não estava muito a fim de o fazer, pois a minha ideia foi logo: "qual é a piada de fazer travessias no meio de zonas densamente urbanas?!?!"

Enfim...mas como nestas coisas das travessias mais importante que o percurso são as pessoas que vão connosco, um Convite do REMI não é para recusar.

E após o convite do REMI, lá Fui com ele o Derfred, e o Vitor tentar a travessia.
Infelizmente por razões várias, esta primeira tentativa saiu gorada, pois já na zona do Telhal, eu era o Unico ainda com pica para continuar........E a travessia lá teve de ser adiada.

No entanto, estes 30KMs iniciais já deixavam transparecer que afinal o track talvez fosse uma agradavel surpresa!

E assim que o Bolacha se propôs a realizar esta TRIP, disse logo PRESENTE! (mas cá dentro estava receoso, pois só iam participar GURUS das travessias....)

Eram 6H45m quando o Despertador deveria tocar........mas não tocou.
Não tinha dormido nada a noite toda. Tinha-me deitado ás 2H30m, e não tinha conseguido dormir nada de jeito e ás 6H20m já estava a olhar para o Tecto. (Será que foi de ter comido montes de Chocolate na noite anterior)

Lá preparei as minhas coisas, nas calmas, e enquanto ia a caminho do Cais do Sodré, a TSF começa a anunciar Aguaceiros e Trovoadas para a Parte da Tarde

Inicialmente até era para ir de Bike a partir de casa, mas dado que esta travessia podia ser dificil, e depois no Final ainda teria de ir do Cais do Sodré até Odivelas (Cerca de 15KM com 3 Subidas Longas, mas brutais), decidi não arriscar, pois não sabia em que condições e a que horas chegaria ao final da travessia.

Carro estacionado no Cais do Sodré, saco as coisas todas e o Impermeavel (Depois do Extreme não Arrisco). O Problema é que o Impermeavel que tenho ainda pesa 500gr, o que não ajuda quando já se leva uma Âncora de 15KG, mais Agua, Mais Comida, Mais Ferramenta..... UFA....

Entrei na Estação de Comboio e lá estava o Bolacha, mais o Kalash (que tive o prazer de conhecer).

Após um tempo de espera...ninguem aparecia, lá apanhamos o comboio, e rumamos para Cascais.
Enquanto Tagarelavamos, ainda passou por duas vezes um gruo de Jovens um pouco duvidoso, e sentia-se a tensão no ar, e o Medo de ficar sem Bikes! Mas curiosamente um dele vira-se para nós e diz: Quem é que é o Lance Armstrong? porreiro Porreiro afinal era malta na Boa. UFA.

Chegados a Cascais, e assim que saimos co Comboio é que reparamos que o resto da Malta tinha tambem apanhado o Comboio em Oeiras, mas estavam noutra Carruagem. Fixe

Após as Fotos da Praxe, Lá arrancamos pela Ciclovia ( A unica Ciclovia de Jeito que conheço), Rumo ao Guincho. Sempre num ritmo bem lento e sempre a falarmos, la iamos muito bem quando se houve: HEY HEY HEY AIIII, ASSHOLE!!!!! Era o Bolacha que andava a Fazer Bowling com um Bife que lá passeava de Patins em Linha, e conseguiu manda-lo ao Chão

Chegados ao Guincho e assim que começamos a subir para Malveira da Serra entramos logo num Parque de merendas (Na 1ªTentativa tinhamos entrado mais á frente), e a partir daí foi sempre no Mato.

Já aí os Trilhos prometiam.....Após uma ou outra subida técnica mais exigente, entramos na Rampa que nos levaria até aos Capuchos.
A Meio ainda paramos para ajudar a tal senhora que tinha a corrente da Bike toda embaraçada, só que a Bike tinha Oleo de Motor queimado na corrente.....Conclusão, todos os Parolos (eu fui o Primeiro) que lá meteram as mãos ficaram de tal maneira Cagados, que as Manchas nos acompanharam até ao final da travessia.
O mais cómico foi que a Srª assim que a Bike ficou Operacional, diz Obrigado e Pira-se.....nem esperou que arrancasse-mos tambem

De Facto Sintra Ontem estava um Exagero! Ainda nem tinha passado ninguem da Maratona e aquilo parecia Hora de Ponta! Estava pior que Monsanto! Nos Trilhos era Bikes por todo o Lado em todos os Sentidos....Que stresss!

Após os Trilhos da Praxe, e Muitas "Volta Atrás" para aumentar ainda mais o Acumulado, pois o GPS perdia-se no meio de tanta arvore, A Meio da descida da Pena para Sintra, entramos por um Caminho Largo, que se foi estreitanto e revelou-se um Trilho Fantástico! (Que afinal já tinha feito com o DID)

Chegados a Sintra, arrancamos para Mais uns trilhos porreiros, alguns deles fora do track Original, pois já andavamos a perder demasiado tempo devido ao fraco sinal de GPS, até chegarmos á Gare dos electricos.

A Partir daí até ao Telhal eu já conhecia bem o Trilho e andamos sempre a Rolar, com a Malta espantada com os tilhos por onde passavamos.

Após o Telhal, eu entrava em terreno desconhecido como o resto do Bando.
E apenas posso dizer isto: Mal sabia eu que o Melhor estava para vir!
A Serra da Carregueira revelou-se para mim uma das surpresas do DIA! Vista do Telhal não parece nada de especial, mas uma vez lá dentro a Serra revela uma infinidade de trilhos para todos os gostos, cobertos de vegetação luxuriante, e com subidas muito técnicas Fantásticas! Parecia que estavamos em Sintra, mas com caminhos mais sinuosos! Definitivamente um Local para Voltar e Explorar!

Passada a Carregueira, fomos ter ás traseiras da Prisão de Belas, e quando achava que iriamos entrar na civilização, eis que surge outra paisagem completamente diferente, com Estradões, com rampas técnicas, e o nosso olhar que para onde olhasse só via Caminhos para explorar! Impressionante! Não dava nada por aquela Zona! Mas agora se Houver lá Passeios ou Maratonas Estarei Lá! Tão perto de Casa e tão Espectacular!

Saidos deste paraiso, era hora de beber alguma coisa e encher a barriga. Paramos um Restaurantezinho que até tinha boa comida e após umas bifanas Coca-cola e muita conversa. Arrancamos de novo, e quando demos por nós estavamos dentro de uma Cidade (não me lembro do nome (Será Agualva)), Pensei eu...pronto começa o Alcatrão

Mas não! Escondida numa rua estava a entrada para mais um Troço Muito Bom, composto por uma Rapazona Muito técnica e Muito exigente! Foram 300Metros a penar, mas a curtir!!!
Chegados ao Topo estavamos num descampado...com apontamentos de Entulho aqui e ali...Enfim, e chegamos a Massamá...a unica Terra sem um Trilhozinho para amostra Mau, Passada a IC19, e já em Tercena, entramos de novo em Trilhos (por onde passou a Maratona de Oeiras), onde passamos por descampados muito porreiros para a iniciação ao BTT, pois não sendo muito técnicos já proporcionam aigum treino a quem mora ali perto. Só é pena a quantidade de Lixo ali deixado por sucessivos acampamentos Ciganos e outros Egoistas que deitam entulho ali em vez de fazer mais ums KMs para deixar o Lixo nos locais apropriados. Mau Apesar de tudo a Paisagem ao Longe revelava-se maravilhosa. Enquanto pedalavamos por ali, comentavamos que daqui a uns anos diremos aos nossos filhos que andavamos no meio do campo de Bike ali e eles nunca acreditarão pensador pensador pensador pensador pensador

Depois eu pessoalmente Perdi-me hypo (Queijas Carnaxide), andamos ali por uns Locais muita Marados, Terrenos todos retorcidos, Subidas Interminaveis, e quando demos por nós estavamos por detrás do Hospital Amadora-Sintra e daí ao Continente foi um Pulinho. Aqui Senti que a Bike estava muito instavel, e reparei que o Pneu da Frente tinha perdido ar. Voltei a encher e como não esvaziava toca de arrancar!

Daí Arrancamos para o Estadio Nacional Passando por Carnaxide e Queijas em Alcatrão, e á Entrada do Parque do Estádio o Pneu vaza de Novo. Decidi resolver o Problema de Vez. Descobri três Furos

Arrancamos de novo e após os Courts de Tennis Fomos para a Zona do FMH (Por detrás da Cruz-Quebrada) onde Voltamos.....A SUBIR...E que subida! depois de tanto KM nas Pernas.....Custou, mas revelou-se a Segunda grande surpresa do Dia! Mais um Local que não dava nada por ele para andas de Bike e afinal tem condições fenomenais para a prática de BTT Fixe.
Curiosamente Foi aqui nesta Zona que comprei a minha Bike, e já percebi pq é que o dono a Vendeu. Sem experiência de BTT meteu-se logo ali!!! E com uma Âncora....qualquer um desanimava logo.

Chegados a Linda-a-Velha, Fazemos Alcatrão até á zona mais baixa, sem antes fazermos umas escadinhas porreiras, e Aí passamos por baixo da CRIL, e Entramos em Monsanto, nums caminhos muito pouco explorados....onde apanhamos mais uns paredões...um deles IMPOSSIVEL de fazer Montado e que já com tanto KM nas Pernas, Carregar a Âncora pela Ladeira a cima....
Assim que me montei na Bike....ia tendo um Ameaço de Caímbra nos dois Gemeos.....mas foi só ameaço mesmo!

Daí Subimos....Subimos.....Subimos.....até á Universidade e o Objectivo estava Cumprido!
Dado o Avançar da Hora, arrancamos daí a descer pela Ajuda por uns Bairros muito Manhosos, até ao Tejo (Antiga FIL) e Daí até ás Docas, onde o Bolacha ias Atropelando uma Transeunte, mas a sua Técnica apuradissima e Mestria permitiram que conseguisse travar só com uma mão no guiador e safar-se!

Depois continuamos até ao Cais do Sodré, sempre a andar bem á volta dos 30KM/H

E Assim terminou esta aventura inesquecivel! Venha a Próxima, Noutro Lugar! Fixe porreiro porreiro porreiro porreiro

Adorei a sempre boa disposição de Todos e a forma unica com que pedalamos sempre, sem Pressas, a Curtir cada KM, e apesar de tudo até foi uma Média muito BOA!

Para Saber Mais

sábado, 13 de outubro de 2007

Voltinha Saloia LOURES 13 OUT 07

Bom....como ninguem se quis aventurar...e com oestava farto de estar em Casa a ver a Nossa Sra de Fátima, na RTP1, na SIC, e na TVI  hypo hypo hypo hypo hypo

Lá decidi ir dar ao Pedal e descobrir mais uns trilhos aqui na zona Saloia que já andava a Namorar no Google Earth á uns tempinhos.

O Resultado foram alguns trilhos porreiros que se revelaram boas surpresas, e outros que eram muito exigentes DIF/TEC, que me Obrigaram algumas vezes a apear, quer pela Inclinação (uns a Subir outros a descer), como pelo facto de como estava sozinho, arrisco o minimo.

O Terreno aqui tem uma caracteristica que acho fantastica para aumentar a dif tecnica a subir, mas assustadora a descer. O Terreno é muito duro, e coberto de Calhau Solto, e uma pequena pelicula de "terra Areia", algo que os meus Larsen TT 1.9 não gostaram muito (Principalmente estando o de trás Careca  biggrin)
A Subir não tenho razõs de queixa, pois mesmo carecas apresentam uma aderência muito superior aos IRC MithusII 2.1 Novos, mas a Descer....... reza reza reza Não há nada que pare a Bike: É só atravessadelas.

O Percurso, para quem conhecer a zona, foi o seguinte:
Saida da Ribeirada (Odivelas), Subida por alcatrão passando por Ramada, até ao Parque de Montemor.

Vista da quinta da Amoreira (Por cima da Ramada), Sobre a Leziria de Loures


Vista de Montemor..o primeiro Destino



A Partir daí é só Terra. Andando em Montemor ao longo da vertente Norte, onde descobri ums trilhos brutais e cobertos de vegetação porreiro, não me arrisquei pelo Single que Intitulo de "suissingle" pois é de facto muito perigoso para o fazer sozinho (DID Lembras-te desde Single? ri_evil). Ainda encontrei Trilhos alternativos para chegar ao topo do cabeço de rochas, sem ter de fazer aquele paredão impossivel, mas infelizmente Meteram uma vedação e não dá para continuar sem passar a dita vedação  Mau
A Vedação é Facilmente transponivel para as bikes  Fixe, pareçe-me que meteram-na claramente para evitar que o PPL de Mota ande ali a esgravatar tudo, como é habitual Mau, mas defidi que sozinho não iria me meter por ali, por razões Obvias.

























Voltando para trás desci até Pai Joanes, e daí entrei num pinhal com uns Trilhos muito porreiros, ...mas sempre a Subir, e muito muito técnicos...muito exigentes. Até chegar a Bolores.





A Chegar á Estrada de Bolores....Montemor já estava bem ao Fundo! Para trás Ficava o Vale de Alboga






Montemor...e Odivelas.....estão mesmo ao FUNDO  biggrin



Daí Subir mais um pouco até aos Moinhos eólicos que ficam por cima do Penedo do Gato,

Lá estavam as Eólicas á Espera


Vista Sobre o Vale de Loures, Pode-se ver a CREL!


Aliás Hoje até se Via a Serra da Arrábida! (Na foto não dá para ver mto bem , mas são os Montes á Direita mais atrás de Montemor


A ZA1 á Vista








A Partir da Eólica a Vista é Luxuriante! Aqui vemos um Pouco o Vale de Lousa


Os Montes para o Lado de Negrais


E o que Custou Arrastar Esta Âncora até aqui  hypo hypo hypo hypo hypo hypo


Mas é tão Bonita!!!!  Flower Flower Flower Flower Flower Flower


Parece UM EL TORO, até tem peso para isso  gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas




Reparem na Estradinha lá Em Baixo. É a Estrada de lousa e as Casitas são Ponte de Lousa. Quando estão em Lousa, como quem atravessa a Ponte a Caminho de Loures, se olharem para cima para as Vossas 2 Horas, essa escarpa é o Penedo do Gato.....onde eu estava Fixe


Penedo do Gato, uma Rocha muito escarpada onde se vê lá em Baixo Ponte De Lousâ


E a Eólica já ficou lá para cima depois de uma descida Rádipa mas de meter Respeitinho


Lá em Baixo é a Estrada que Liga Ponte de Lousa a Negrais. (Quem conhece sabe como esse vale é escarpado!)




Depois é a descida assustadora do Penedo do GATO.....Aquilo mete mesmo Medo ao SUSTO!!! hypo hypo hypo hypo



Desta Vez em Vez de descer tudo até Ponte de Lousã, Voltei num caminho de empedrado que aconpanha a encosta de Moninhos e Migarrinhos.....
Virar á Direira....


, até chegar a Moninhos onde fui Brindado com um Cão Enorme que se soltou do Dono e vei disparado a Mim.............já estava cansado,...mas não sei de onde fui buscar forças que consegui chegar aos 59,6KM/H sem estar na Talega gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas E ainda assim o cão dava Luta!!!

( Por Razõs Obvias não existem Fotos desse momento)  biggrin biggrin biggrin biggrin biggrin biggrin biggrin

Depois foi descer até Guereiros.....Reabastecer de Água, e Subir, descer até Loures (Boticas) e Subir de novo pela estrada que passa por detrás do Palacio do Correio-Mor, e Subir...Subir...subir até Montemor de novo (só esta subida são 400Metros de Acumulado)


E Assim terminou mas uma Voltinha Porreira, infelizmente Sozinho porque toda a gente tem medo da zona Saloia.

No Final foram 32KM, com uma Média de 10.5KM/H, e cerca de 1400Metros de Acumulado, em 3H03m.
Apesar de ter ido mesmo muito nas calmas, pois ia sozinho e a descobrir trilhos, foi um belo Empeno. Próximo Fim de semana há outro... (a menos que alguem queira ir durante a semana fazer uma voltinha mais pequena piscadela)