domingo, 29 de junho de 2008

O Dia do Inferno

Todos sabiamos que não ia ser facil......

O desafio era simplesmente Brutal: Cumprir 250KMs de Puro BTT em 24H, num track de 2003, que ainda não tinha previamente reconhecido...

O noite anterior foi passada a preparar a mala, a comida, e em tentar dormir.....coisa que devido ao calor....não foi muito bem conseguida.

Na manhã de Sexta feira, lá nos encontramos todos em Almada, Eu, o Pepe, o SS, e o Bolacha.

Nos vários afazeres de colocar as barras num dos carros, para irmos todos em conjunto,....que isto do combustível está muito caro, ainda tivemos tempo para combinarmos com o FRED, encontrar-mo-nos com ele para seguir-mos todos juntos Rumo a Sagres.

Almoçámos um pouco mal - MacDonalds (para mim o Primeiro Erro, a seguir ao Erro Zero de ter dormido mal).

Com isto tudo só saimos da Zona de Lisboa pelas 13H.

A Viagem foi feita em Amena Cavaqueira com o FRED, onde falamos de projectos, de BTT, dos Amigos, e outras tantas conversas filosóficas que fizeram 3 Horas de viagem parecerem 15 Minutos (Alguem teria de ir com ele no carro, o que o fiz com todo o gosto)
Ainda paramos em Porto Côvo para comer um gelado e beber Água.

Chegados a Sagres, e como os nossos planos já estavam um pouco atrasados, era altura de nos preparar-mos rapidamente e ir apanhar o comboio a Lagos....Ou seja, esperava-nos 30KMs de Pedalada pela EN125, para irmos apanhar o comboio.

Logo aqui as coisas começaram a ser difíceis:
Ao longo dos 30KM que separavam Sagres de Lagos, fomos brindados com um Vento Contra, muito intenso, que nos tornou esta pequena ligação, numa viagem algo frustrante, pois apesar de o termos feito em tempo Recorde, a verdade é que não deram gozo nenhum.
Claro que para o PEPE....não há vento que o Canse.....o Homem é incansável e anda sempre a puxar na Frente......o que até pode ser perigoso, pois quem pensa que pode acompanha-lo, rápidamente rebenta as pernas todas. É preciso estar constantemente a pensar: Deixa-o ir....não podes acompanhá-lo....senão estoiras...

Chegamos a Lagos ainda a tempo de comprar-mos alguma comida, para a viagem de 3horas de comboio até Vila Real de Santo António, que foi feita nos vergonhosos comboios da linha do Algarve, que só servem para destruir e denegrir a imagem de Portugal e do Algarve.
Sinceramente, depois de várias viagens feitas nos regionais desde Alcains, V.V.Rodão, Entrocamento, onde os Regionais foram uma fantástica surpresa ao nível de qualidade, é Incrível constatar que na zona mais turistica do nosso país, os Comboios estão num estado totalmente degradado e degradante: Todos Grafitados, as Janelas todas Sujas, os Bancos Rasgados......
O Mesmo se aplica a algumas estações....
Ainda assim, estas composições são das que têm o melhor espaço para o transporte de Bicicletas, pois têm um compartimento dedicado para isto, o que permite não atrapalhar ninguém e levar até 10 Bicicletas...algo impensável nos outros Regionais.

Em Albufeira entrou o Britchenko, e em Faro a Aninhas e o PedroPT.

A cavaqueira foi mais que muita ao longo destas 3 horas.

Chegados a Vila Real de Santo António, onde fomos cumprimentados e recebidos pelos Leões do Sul, o SS já tinha-nos safado a estadia, e após termos deixado as Bikes nos "Estábulos", foi altura de procurar-mos um lugar para comer.

Fomos a uma Pizzaria, com preços muito em conta, e muita qualidade. Pedimos Carbonara e Bolonhesa, e todos gostaram.
Pagámos e após um curto passeio...fomo-nos todos deitar.

Dormimos todos ao Relento, debaixo das Estrelas.
Os Unicos Problemas (e segundo e terceiro Erros), foi que já era muito tarde...e iriamos dormir muito poucas horas, e ainda por cima o Pó dos Colchões...atacaram as vias respiratórias, de uma maneira que não consegui pregar olho e fiquei todo entupido.

A meio da noite, enquanto me assoava, o Bolacha, o Brites, e o PEPE desatam-se a RIR, e perguntei? Mas voçês tambem não conseguem dormir?
Foi a gargalhada conjunta.....só o FRED é que dormia que nem uma pedra....e o SS refilava para dormir.

Ainda "apaguei" durante 20 minutos....mas então...já eram 4H30m....hora de acordar....

Tal como combinado ás 5H00 estavamos todos no Jardim de Vila Real de Santo António, á espera da Aninhas e do PT que tinham ido dormir a Montegordo, e do Remi e da Lena...que já lá estavam.
Estes Ultimos...acordaram ás 2 da manhã para virem directos para o Algarve.

Partimos....e já por estas Horas o ar era muito quente e estava muito calor....não dava para acreditar...ainda nem era de dia....

Os trilhos eram engraçados, até que depois de 1KM pela EN125 á saida de Monte Gordo, entramos nos trilhos.......que trilhos?!?!?!

Aqui começaram os Problemas........ao longo de práticamente 100KMs, 50% do percurso já não existia, não era ciclavel...e Obrigava literalmente a atravessar terreno lavrado, e Valas, com as bicicletas, debaixo de um calor que apertava á medida que o dia avançava.
Ainda fizemos um ou outro troço muito bom....e de facto muito interessante....mas grande parte foi para esqueçer.....

Ainda insisti para que fosse-mos todos ver o Pego do Inferno, que é simplesmente um dos lugares mais bonitos do Algarve, onde ainda Eu o Brites, o Bolacha e o Fred, nos divertimos a dar um mergulhasso. Soube que nem ginjas....
A voltar para as Bicicletas, lá estava o SS todo mal disposto a dizer que estava farto de estar á espera.....
Para variar, e como é da Praxe.....lá desatinamos um com o Outro....
O que vale é que dura pouco.

Daí foi sempre a andar bem, e recuperar, e o Ritmo passou a ser muito bom....mas o Grupo partiu-se em 3: Eu, Brites, Pepe, Bolacha; O Remi a Lena, Fred e SS; a Aninhas o PT e o Apismel.

Após um Furo do Bolacha, voltamos a reagrupar com o Remi, SS, Fred, e Lena. OGrupo da Aninhas estava mais para trás.

Mas nesta altura....já pertíssimos de Pechão, o Calor começou a apertar de uma forma Brutal......a Juntar a isto, os troços completamente não ciclaveis e de dificil progressão até a pé, em conjunto com muitas subidas muito técnicas(que eu adoro), e o facto de andarmos abaixo da Via do Infante, em Buracos sem qualquer vento, nem qualquer brisa, e muito abafados.....com longos periodos e distâncias sem uma arvore....e sem qualquer sombra....ditaram o desfecho deste dia.

Ainda paramos após uma das várias Paredes que tivemos de Escalar ao Lado da Via do Infante...que apesar de muito técnicas, não eram nada de Impossivel....mas aqueciam os "motores" a niveis muito perigosos, tive de cravar uma Mangueira a uma Vivenda para nos banhar-mos todos, e assim arrefecer um pouco.

Continuamos mais uns quilometros.

Ainda paramos junto a outra vivenda, onde um Inglês nos deu Garrafas frescas de Agua do Luso....mas que eu Bebi tão depressa esta agua tão fresca, que de repente, comecei-me a sentir mal da barriga.....

A chegar ao Estádio do Algarve, a moral de todos estava muito em Baixo. A juntar á moral, os niveis de Stress eram muito Elevados, o que deixava vir ao de cima alguma falta de paciencia em cada um de nós, para lidar com os outros. Ainda assim soubemos gerir muito bem em conjunto esta situação.

Nesta altura, eu tinha de Parar, e ir ter ao Carro do Pai da Lena, para pôr creme de Protecção Solar (Pois já me sentia a queimar) e tinha de Comer de Jeito.
Todos estavamos muito cansados e apesar do meus Grupo não querer parar......pararam....um pouco de mau Humor....pois queriam continuar.
E aqui mostraram um pouco de Nobilidade, apesar de me terem deixado um pouco sem jeito: é queeu sentia que eles queria continuar, mas eu tinha mesmo de parar. Mas quando lhes disse para continuarem....nenhum me quis largar.....por isso ainda foram comigo até ao Estádio....e pararam na primeira sombra que encontraram, e recusaram-se a sair dali....apesar do pai da Lena estar no Lado oposto do Estádio.
Como eu tinha mesmo de pôr Creme, e comer algo de jeito, fui á procura do Remi e da Lena.
Comi uma Barra, bebi Gatorade, Pus Creme.....descansei um pouco á Sombra....e entretanto disse ao resto do grupo para seguir sem mim, pois estavam impacientes.(As horas passavam e a progressão era muito baixa devido ao Track)
Comi por Obrigação....pois não tinha apetite nenhum....ainda estava mal do Estômago depois da Agua do Luso no Inglês.

Arranquei com o Remi e com a Lena, esses Anjos que sempre me acompanharam, e ao final de alguns KMs voltamos a encontrar o resto do Grupo.

Continuamos.....mas nos trilhos ao pé do "Castelo" que se vê da Via do Infante mesmo antes de Chegar á Saida para Faro, apontamos a uma subida longa, no pico do calor do dia, e sem uma brisa.....já depois de uma subida a pé, com a bicicleta ás costas,......constantemente a ser fustigados por Silvas, Carrascos, e Alcachofras, que nos arranhavam por todo o lado, começei a sofrer muito com o calor, e já não conseguia respirar em condições.

Parecia que o meu corpo, num sinal de protecção.....limitava o sistema respiratório, para me obrigar a baixar drasticamente o ritmo.
Já não conseguia pedalar.....e limitei-me a acompanhar o Remi e a Lena o melhor que podia....até voltarmos a encontrar o Bolacha e o resto da Malta, todos debaixo de uma Arvore....das poucas que havia, a reparar....mais um Furo na Bicicleta do Bolacha.
Entretanto disse ao Remi e Lena para continuarem.

Mesmo debaixo da Arvore o Calor era mais que muito, e aproveitei o Máximo para tentar descansar e recuperar. Mas aqui....sempre que me tentava levantar....sentia uma leve tontura....

Voltamos a montar...para pedalar.....quer dizer....levar a Bicicleta ás costas....pois para variar.....os trilhos eram tão apertados e técnicos que grande parte era feito á Mão, e sempre a ser-mos fustigados, verdascados e chicoteados, por todo o tipo de Flora com Picos que existe no Algarve.

Após 200 Metros.....e assim que vi outra arvore, tomei uma dificil decisão: Desistir.

Não podia continuar. Ainda teria um Problema grave se o fizesse, seria uma irresponsabilidade. Estava á beira de perder os Sentidos.
Se o percurso fosse rolante, permitindo assim refrigerar um pouco com o "vento" gerado pela deslocação a alguma velocidade, ainda poderia ter continuado...mas como até ali a experiência me dizia que iriamos continuar a andar a pé, muito devagar, e debaixo de sol constante, zero vento, e muito muito calor.......
Disse ao Bolacha que tinha mesmo de parar naquela Arvore, e que assim que cruzasse-mos alguma estrada alcatroada, eles poderiam continuar que eu ficaria a descansar num café uma Hora, para arrefecer, e depois iria ter ou a Lagos ou a Paderne.
Estavamos mesmo em cima do Estradão que passa por baixo da Via do Infante com a designação EM521-2 (Visto do GoogleEarth).
Descansei cerca de 5 Minutos e continuamos pelo Caminho do Poço do Arreiro, onde o resto do pessoal tambem se protegia do Calor á sombra de uma Arvore......

Chegados á EN521, disse-lhes então que continuassem, que eu ficaria ali. Insisti, mas todos diziam que não, que estavamos todos juntos.
O Brites, que conheçe bem a zona, disse então para ir com eles até á estrada de Loulé, que seria praticamente sempre a rolar.
Concordei, e avançamos.....mas paramos logo após uns metros, pois encontramos um Poço com uma Fonte, onde todos paramos para beber agua feito Loucos e tomar banho.
Aqui apercebi-me que apesar de ter sido o primeiro a quebrar, ninguem já tinha muita vontade em continuar naquelas condições.....e que como é tipico em grupos maioritáriamente masculinos....ninguem quer dar o braço a torcer....mas assim que alguem abre a porta......todos Aproveitam.....
Ainda assim, foram Amigos VERDADEIROS, e nunca me Abandonaram!

Depois de mais uma Banhoca....começamos a rolar em alcatrão, e assim que o fizemos comecei a voltar a sentir-me muito melhor, pois o vento já corria pelo corpo, e o ar estava por vezes mais fresco.

Entretanto ainda tivemos de parar em Fonte de Boliqueime, onde o Bolacha.....furou mais uma Vez....

E depois de encher maisuma vez o pneu, arrancamos, para um ou dois quilometros mais á frente, o Brites, nos Convencer a saltar-mos um Portão....e nos meter-mos mais uma vez por trilhos, com a promessa que já estavamos perto de Paderne e que ali seria um Single sempre pela Fresquinha, sem Subidas.

Mas mais uma vez......estes Algarvios rebentam com tudo o que é Caminho e Lavra toda a terra que vêem....e lá Voltamos andar por terrenos lavrados uns bons metros até chegar ao "Famoso" Single...que no final Baptizei de Via Sacra, e outros Apelidaram de "Inferno"

É que o single até é Espectacular, com alguns Locais Lindíssimos, Algo tipo Poço Suão (Para quem já teve o prazer de pedalar com o Gang das Chouriças, sabe o que é), mas 7KM....em Subida muito ligeira, mas muito técnica, mais uma vez sempre a sermos fustigados por todo o tipo de picos, com zona de termos de pegar na bicicleta ás costas e com algumas zonas bem Quentes......
Já estávamos enjoados do Single...que não parecia ter fim,...aquilo era um Calvário.
O Brites....apenas dizia: são só mais uns Metros....
Quando já ninguem acreditava nele, passou a dizer: é só mais um Quilómetro.
Sempre que paravamos para passar a bike nalgum local mais dificil o Calor fazia-se sentir.

Ao final 7 Kilómetros, finalmente chegamos á Azenha no Sopé do Castelo de Paderne, onde nos esperava a família do Brites, e o Pai da Lena, para o Descanso merecido e as Bifanas do CÉU.

Uma Nota Importante: Este Single, para mim é dos Melhores que já Fiz. Rivaliza, e até me atrevo a dizer que poderá bater aos Pontos o Poço Suão, se for devidamente Limpo e Desbastado, bem como ter algumas rampas de madeira ao estilo Circuito de DH, para as passagens não ciclaveis.
Tem Passagem mais arborizadas de uma beleza tal que parece que de repente estamos numa floresta tropical, e zonas muito rápidas e Técnicas, que nos pôem á Prova, quer em termos de força como de Equilibrio. Muito BOM!!!!
Ainda lá voltarei, um dia com menos calor, sem estar tão saturado como ontem, e no sentido contrário (Norte/Sul) para disfrutar deste trilho ao Máximo!
Definitivamente pode mesmo ser um dos melhores Singles!!!!

Voltando ao Almoço ás 16Horas....(Inicialmente previsto ás 12H)
Aproveitamos para RIR, Falar, reagruparmos todos, desde o REMI, a Lena, o Apismel, a Aninhas, o Pedro, e concluir que tinhamos todos percebido que assim o track era impossivel, e praticamente desistido todos praticamente na mesma zona.

Felizmente estavamos todos de Boa Saúde.

Após uns Banhos na Azenha, e muito boa disposição, lá voltamos de novo a pedalar até Tunes....mas claro ainda paramos....mais uma vez para reparar mais um Furo.....do Bolacha.

Voltamos a arrancar até tunes, em bom ritmo, pois a temperatura já o permitia, onde apanhamos o Comboio e nos despedimos do Brites.

Depois de uma viagem de Comboio até Lagos, em Amena Cavaqueira, a ver as Babes do banco ao Lado, lá tivemos de novo de pedalar mais 30KMs até Sagres, em bom ritmo, com a noite a cair....e um frio que contrastava com o braseiro que tinha sido a noite e dia anteriores.

Chegados a Sagres, vestimos a fardamenta do dia-a-dia, e antes de arrancar ainda fomos a um Restaurante, que apesar da Bela Empregada de Mesa, e dos Pratos bem Servidos e Baratos, demorou mais de uma hora a servir-nos, o que nos atrasou ainda mais o regresso.

A Viagem para cima foi feita com enorme esforço, onde faziamos turnos para meter conversa com o Pepe (o Motorista), para que ele não adormecesse.
Cheguei a um ponto em que era impossivel para mim manter-me acordado, e passei ao modo StandBy, onde de 15 em 15 Minutos acordava para dizer (já na Brincadeira) sempre a mesma Frase: Estás bem PEPE? Queres parar?.......

Foi assim até Almada....altura em que depois de nos separar-mos, já fiquei mais desperto, e ainda fomos sempre a falar até minha casa onde me despedi do PEPE.

No Final, todos falavamos em reconsiderar as próximas aventuras, e deixar-mo-nos de arriscar tiradas tão grandes debaixo de tanto calor....
Não Pararemos.....mas teremos mais cuidado.

Concluindo: Acho que apesar de tudo, valeu bem esta aventura, que foi um EXTREME, e uma Viagem Epica, pois o convivio esteve ao mais alto nivel.

Este Dia foi por nós instituido o Dia do BTTISTA desconhecido....em Honra a todos os que tombaram em Lutas contra os Elementos.

1 comentário:

Did disse...

O rescaldo está espectacular.
A dureza estava garantida só pelos km's.
Juntando o calor e os trilhos impraticáveis... a MISSÃO tornava-se IMPOSSÍVEL.
Quero dar os meus parabéns a todos os que se apresentaram para esta Mega-Alucinada-Loucura.
O desafio/desfora ficará concerteza para uma outra ocasião.
Espero poder partilhar convosco o próximo desafio.
Cumps, DV