segunda-feira, 6 de julho de 2009

Caminhos de Avis2009


Nota:Se tiverem dificuldadesem ver as imagens tentem com o Firefox.


Apesar do ritmo imprimido ao longo de todo o percurso, não ser propicio a tirar muitas fotos.......felizmente consegui tirar o mesmo numero de fotos que de quilometros.

Ainda assim não foi facil pois ninguem parecia querer ficar na Foto......e todos fugiam ao longo de 170KMs a velocidades que rondavam os 27KM/H, 30KM/H, e até Mais durante os primeiros 120KMs, diminuindo ligeiramente para uns nos quilometros restantes, e muito para outros que ainda são poldros com pretensões a cavalões ....quando a areia apareceu em conjunto com um pouco de acumulado de subidas.

Eu fui um desses poldros.........e Confesso sem vergonha nenhuma mas com muito Orgulho de uma grande Amiga, que levei uma coça da Lena, que nunca me esquecerei.

Básicamente, iamos todos no nosso ritmo "descançado" de 27KM/h, quando pela primeira vez....como me sentia a 100% decidi picar-me um pouco com o TDI.

Mas como eu ainda não sou a injecção e sou só TD, este magano arrancou a mais 1KM/H do que aquilo que eu conseguiria ir sem rebentar......Ainda gritei para que ele levantasse um pouco o pé, mas já ia a 5 metros de mim e aquela velocidade nem o som o alcançava....
Aí tive o bom senso de não insistir mais.....e lá reduzi para uns "confortaveis" 27KM/H.

Logo me voltei a sentir muito bem......e muitos Quilometros passaram-se na melhor das companhias com o Bolacha e com o Pão Mole, e outros malucos......até que apareceu lá de trás a Lena.....

Então eu e outro injenuo como eu decidimos ir com a Lena para tentar apanhar o grupo da frente.....
Ao longo de talvez 10KMs ainda consegui ir naquele ritmo longo.....que não tinha percebido ainda....mas a Lena ora disparava, ora aligeirava o Pé e nós passavamos por ela .....esperavamos.....e ela passava de novo a abrir.....
(mais tarde a Magana ainda teve o desplante de dizer que estava a fazer séries..........ela a treinar e nós de lingua de fora para conseguirmos sequer acompanhar....)
Isto repetiu-se muitas vezes....até começar a não aguentar aquilo.......e as minhas pernas....literalmente desligaram-se. Ainda tentei fazer um RESET.....mas elas não arrancavam.....e começavam a fazer defrag............

Isto aconteceu a 4KMs da paragem na casa dos Pais do PEPE. Arrastei-me até lá, e fomos brindados com um belo manjar e uma hospitalidade do melhor.

Aqui aconteceu umas das coisas que me entristeceu,....a Beta desistiu. O ritmo Impresso era muito alto.....e uma pessoa que acredito piamente que ao ritmo do ano passado teria acabado na boa.....não foi capaz de continuar.

A partir daí confesso, que me arrastei até Montargil, a tentar imprimir um ritmo.....no limite do que conseguia....mesmo sem forças....
Com vários quilometros sózinho ou a seguir alguem com GPS ao longe, até que o meu Santo Padoreiro de muitas travessias apareceu. O DID!!!!!
Pedi-lhe, ......quase Implorei que fosse comigo e ao meu ritmo...pois tinha mesmo de fazer uns bons KMs sem ir em esforço para recuperar.
E assim foi, com o Calor a apertar, passamos aquela que é a melhor parte de toda a travessia, que é o momento em que largamos o Super Rolante para irmos para os Montes, e Sobrados.

Na subida para a bomba de gasolina da Barragem de Montargil, as minhas pernas brindaram-me com uma Caimbra, da qual rápidamente recuperei, e continuei a subida .....em Avozinha...1-1 parecia que estava a fazer o cai de costas...... Tão bem de pernas que eu estava.
Curiosamente nunca me senti esgotado nem respiratória nem animicamente......as pernas é que ainda estavam em Safe Mode, e a fazer vários Reboots.....a tentar recuperarem do erro fatal de há muitos KMs atrás....

Paramos em Montargil....onde os Garanhões, já estavam quase despachados......onde tive de aturar as boas do Costume.......de quem quer ser mas não é, mas já vai assustando os cavalões.....

Ainda nos rimos todos.....mas tristemente este ano.....ninguem deu o tradicional mergulho na Barragem.
Foi a minha segunda desilusão.
Associada ao facto de um dos cavalões com problemas técnicos tipicos deste cromo....ter sido deixado para trás.
Quando eu e o DID saimos do Café, a "Corrida" já tinha começado, e o Malheiro estava nas Boxes a ser ajudado pelo Brites, que apesar das suas muitas dificuldades fisicas desse dia, ainda mostrou o Espirito perdido por muitos, e parou para acudir a quem precisava.
Lembrando que não interessa chegar.....interessa chegarem TODOS!!!!

Lá ficamos com eles e ajudamos no que foi possivel....tendo o DID dado uma injecção no Pneu do Malheiro....e parece que lhe fez bem.

Arrancamos....todos ao Ritmo do mais empenado....EU.

Continuando assim alguns KMs.....mas o Brites estava mesmo muito mal fisicamente, pediu desculpa e tentou avançar ao seu ritmo para não piorar (fruto de uma insolação da semana passada que ainda o atormentava, e fazia da sua pele um verdadeiro impremeavel, criando bolhas de suor e não permitindo a pele respirar nem o motor refrigerar).

Lá fiquei eu.....e o DID.....
Posso apenas dizer que apesar de completamente empenado, foi a melhor parte do DIA, passamos a ir no passo certo....e pudemos falar de montes de coisas, descontraidamente......apreciar a paisagem......e até deu para falarmos de uma aventura que se está a alinhavar para 2010.
Foi 5 Estrelas.

E foi assim até quase chegarmos a Avis.....onde a poucos quilometros paramos ao pé do Brites...que estava bastante abatido....e quase Sozinho.
Paramos.....perguntamos se estava tudo bem,......garantimos que estava bem entregue (estava acompanhado, não me lembro por quem acho que pelo FUNRIDE), e seguimos....afinal faltava mesmo muito pouco.

Chegados a Aldeia Velha (a Meta das outras edições)....para mim foi .....um pouco desolador confesso. A Placa estava vazia. Não estava lá ninguem....Não ouve foto de Familia....quer dizer...Foto com a Familia TODA.
Eu e o DID, quais velhos agarrados á tradição....esperamos pelo Brites, pelo FUNRIDE e pelo Malheiro, para a nossa Foto de Familia.

Desçemos pela Avenida de Aldeia Velha.....e como ainda tinhamos mais 15KMs pela frente....paramos para abastecer de água......descemos mais uns metros....e afinal.....os Cavalões ainda estavam no estabulo nos acepipes.....
Pelos menos desta vez abastecemos, e partimos todos juntos, mantendo essa "unidade" até voltarmos a encontrar estrada.
Este pedaço, e já um pouco recuperado de pernas, deu-me para ir um pouco mais depressa e não atrapalhar o andamento do grupo....qua agora era tambem ligeiramente (sim apenas ligeiramente) mais lento.
Ainda me valeu um Mortal no Ar, quando num banco de areia, iamos todos em Grupo, e o Noddy parou de repente....para não bater nele travei um pouco mais forte a roda afundou na areia e Pedro Guedes pelo AR!!!! E a Lena aos berros a perguntar se eu estava bem.....Tive de confirmar 3 vezes para que ela acreditasse.....e o Noddy a pedir mil perdões......

Assim que chegamos á estrada....deu-me gozo queimar o ultimo fusivel e arrancar, só para ver toda a gente a picar-se e a passar por mim a voar depois de uma fuga de 1 a 2 KMs.... (parecia que andavam todos ofendidos do empenado do Guedes passar por eles).

Após este momento......mais uma vez.....saimos da estrada mesmo á entrada de avis....e mais uma vez...nem no ultimo Quilometro se esperou que fossemos todos juntos para uma foto de Familia......E se a vista proporcionava a isso.

Enfim….o que é que mudou?

Eu esperei…pelo DID….éramos os Ultimos….acho eu.

No final do dia tivemos direito a Banhito de agua quente, e ida a um restaurante muito giro, tipo tasca num prédio em ruína que acusava a já longa idade e muitas histórias que teriam passado por aquelas paredes…..
Tivemos direito a uma bolonhesa muito bem confeccionada...na companhia das respectivas famílias…. Algo que me agradou muito….pois acho que esta é a cereja no topo do Bolo neste tipo de coisas: de certa forma podermos partilhar com aqueles que amamos, um pouco da descoberta do nosso Portugal.
O dia seguinte foi sempre de Molho, desde canoagem a Piscina não faltou nada…..quer dizer nada……excepto um Multibanco no parque de campismo para levantar dinheiro.
Ainda houveram 3 Malucos que decidiram voltar a pedalar para casa logo pela manhã e perderam este Paraíso….(Eu já fiz isso em 2 Anos,…..desta vez queria viver Avis, e não tinha pernas para voltar.)
Para finalizar, ainda cantamos todos os parabéns ao FLIP, e voltamos á realidade…..sem antes uma agradável viagem com o Pedrosa….uma pessoa com um espírito impecável, que apesar de tudo manteve sempre a boa disposição…. Obrigado Pedrosa pela companhia e pela Boleia!
Desta travessia levo como lembrança mais forte o Perfume dos Arrozais na Leziria….Fabuloso!!!!

Apesar de desta vez ter parecido mais uma Maratona que uma Travessia, quero deixar claro….que foi, é e sempre será uma honra e um prazer únicos, poder pedalar junto de pessoas como todos os meus amigos de travessias, mesmo que já não queiram aparecer comigo nas fotos á chegada.

Ficha Técnica:

Cerca de 170KM
20KM/h Média
1400 Metros Subida Acumulada


Para mais relatos e Fotos

1 comentário:

Jorge disse...

Só pelo relato já estou cheio de inveja, agora só faltam mesmo é as fotos...