quarta-feira, 5 de setembro de 2007

EXTREME xurês-gerês - 01SET07


O que dizer sobre esta maratona, e sobre a minha participação.....
Bem antes de mais, o meu Objectivo era realista. Eu sabia que tinha realmente muito poucas hipóteses de conseguir fazer os 120KM.

Primeiro porque a minha média de progressão normalmente em zonas Montanhosas é sempre inferior a 10KM/H, logo dificilmente chegaria a tempo de passar o ultimo Checkpoint sem ser obrigatoriamente desviado.

Segundo porque tenho perfeita consciência que tal meta só estaria ao alcance de alguns, e eu ainda não me considero muito Mustang.

Por isso o meu Objectivo era simples:

60KM é o Minimo
85KM Fico Feliz
116KM Fico espantado comigo próprio
Quero disfrutar da Maratona, e ter tempo e calma para poder disfrutar da Natureza e das paisagens


E foi assim com esta "filosofia" que partir para Gerês. Aliás Xurês, porque a prova não passou praticamente por Portugal.

Apesar da "filosofia" descontraida, a ansiedade era mais que muita, e na Quinta Feira antes de iniciar a viagem rumo a Lobios, se dormi 2 Horas é uma Sorte, e na noite de vespera não foi muito mais. hypo

Depois de chegado a Lobios, e depois de 2Horas á procura de um Parque de Campismo (que se revelou uma muito agradavel surpresa, onde fomos tratados que nem REIS!!! porreiro ), e depois do Check-in na secretaria da Prova, Encontramo-nos com o Paulo Lopes e com o Fernandinho, e passamos a Noite a petiscar e a conversar, sempre com a boa disposição tipica das cerimónias com DEUS Paulo. porreiro

O Parque de Campismo tinha Bungalows Excelentes, e tinha outros BTTISTAS, em retiro espiritual para o dia seguinte. O Ambiente foi Optimo e facilmente todos começamos a falar uns com os outros, e até tive oportunidade de dar mais uma dica de mecânica a um Amigo do BTT que tinha o Pneu Traseiro RASGADO.
Juntou o Rasgo, meteu um Remendo por dentro e outro por fora do Pneu, DEixou secar, e Acreditem ou não Fez os 62KM sem problemas! porreiro

No dia da prova já com toda a gente alinhada na Partida, posso confirmar que não ouvi qualquer briefing. Mau
Como queria ir a curtir, fiz questão de ser o Ultimo na zona de partida.

Ou seja Parti em Ultimo biggrin

Após os primeiros metros com uma descidita e um Minisingle Track (que por ser no inicio logo no inicio obrigou a um Mini engarrafamento), eis que começaram as Subidas.

Apenas posso dizer uma coisa, o que distingue esta maratona das outras em que já participei e dos passeios, é a grandiosidade de tudo!
As subidas Multiplicam-se por 10 em termos de distância
Os Acumulados por Subida Multiplicam-se por 3
Os Calhaus nas descidas Aumentam drasticamente de tamanho o que me obrigou a definir novos limites para mim e para a minha Bike, limites esses que nos passeios que costumo dar e noutras maratonas, não me arrisco a alcançar....aqui ao fim de tantos Obstaculos Brutais, que obrigam a Makina a utilizar todos os seus 120mm de curso Dianteiros e Traseiros, damos por nós a passar com "normalidade" Zonas que num dia normal consideraríamos exigentes.
Esta maratona não é apenas dificil para o Ser Humano. A Makina tambem Sofre e Muito! Algumas descidas eram de tal maneira exigentes, que ainda hoje não entendo como é possivel os Mustangs, levaram Bikes de XC com 80mm e Acabarem á frente Inteiros! hypo hypo
Outro Factor que diferenciou esta maratona dos passeios/Travessias/Maratonas que já fiz, foi a Altitude. Nunca tinha pedalado com altitudes tão elevadas, e senti a diferênça. Subidas semelhantes em termos de técnica/piso/inclinação por exemplo na Arrábida, são feitas com menos dificuldade e em Mudanças mais pesadas. A Sensação que tive foi que os meus musculos trabalhavam a 80%, e os outros 20% não estavam lá por falta de Pulmão (Ar). Ao final de alguns KMs, este problema atenuou-se, pois consegui "reprogramar" o meu corpo para compensar esta diferênça.

Voltando ás Subidas:
Começamos a Subir, e é aqui que o "Pelotão finalmente se alongou", o que permitiu uma melhor progressão. O Pior nestas subidas iniciais foi mesmo a Mota de Trial que vinha a varrer os Ultimos (eu incluido), que nas subidas teimava em Passar-nos e empestar o ar todo de fumo, logo no momento em que queriamos era respirar. Mau

Desde aí foram KMs e KMs de Subida, alternando entre subidas de Estradão normal, ligeiramente técnicas e uma pequena passagem por um Signle no meu do Bosque Lindissimo e Mágico!

O Calor sentia-se, mas nunca de uma forma brutal. Quem me conheçe sabe como me vou abaixo com calor, e o que senti não me afectou minimamente o rendimento.

Após os primeiros 10KMs para aquecimento comecei finalmente a sentir-me bem e após "reprogramar o Ritmo" ás caracteristicas desta prova, comecei a passar muito pessoal que já estava a quebrar. A medida que passava ia falando com toda a gente, e distraindo o pessoal mais rebentado a dizer-lhes para olharem para a maravilhosa paisagem que surgia á medida que iamos ganhando altitude. E que paisagem!!!!! Aquilo é mesmo Majestoso! Qualquer fotos que se veja não mostra realmente a dimensão daquelas paisagens!

A descidas eram sempre muito curtas, e não davam tempo ás pernas e pulmão para recuperar, de depois voltavamos a KMs e KMs de Subidas Continuas!
Por volta do KM 15, já começava a ouvir muito pessoal a desanimar deixando suspirar sempre a mesma frase: "Eh pá não pensava que isto era tão Puxado", a Minha resposta era sempre a mesma: "Pois! Por isso é que isto é um Extreme e não uma Maratona. Façam como eu: vão na Boa...sem pressa...e disfrutem do passeio. Tudo nas calmas."

Uma das coisas que provavelmente partiram muito pessoal, foi que as zonas de assistência eram de 30 em 30KM, e o pessoal nestas provas acaba por ficar influenciado a só parar em ZA's. Mas como estão habituados a ZA's de 15 em 15KMs, neste Extreme não se lembravam de descansar um pouquinho que fosse (Mesmo que fosse abrandar um pouco o ritmo, por um Minuto) entre ZA's, ou pedalar um pouco em pé, pois tantos KMs seguidos de subida fazem moça no CU.

Eu pessoalmente, parti para esta prova com capacidade de autonomia Total, ou seja levava mantimentos para poder  realizar tudo sem necessidade de ZA's. Apenas precisaria de pontos de Agua (Coisa que não falta no Gerês). Por outro lado desde que vá nas calmas não preciso de parar.

Eis que chegamos á primeira ZA.

As ZA's estavam bem montadas e tinham pessoal muito bem disposto, e bem guarnecidas de Água, e alguns Alimentos.
ZA 30KMs: Aguas, Coissants de Chocolate, Fruta, e.........Barras.....que em vez de Energéticas.....eram..........MFFF MFFFF----FFFFFFFF.......de Dieta.....MUAAAHHHHHH AH AH AH AH  gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas, com umas fantasticas 96calorias cada  gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas (Valeu a intenção, mas uma pessoa teria de passar para aí 2 Horas a comer Barras para ter o mesmo teor calórico de uma barra.......de Cereais do LIDL gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas gargalhadas, ou um dia se fosse uma Barra Energética daquelas PROS.)

ZA 60KMs: Aguas, e Laranjas Muito boas! Para alem de umas "Assistêntes" Jeitosas e muito bem dispostas  Flower

ZA 75KMs: Aguas, Bananas Muitas Bananas!!!!

Talvez ouvesse mais coisas, mas como só comi as barras que eu levava, só reparei naquilo que comi. biggrin

Seguindo Viagem:

Entre o KM30 e o 60, qualquer passeio deixou de o ser e passou a pura Tortura. Percebi aqui o significado de EXTREME, principalmente num troço de cerca de 5KMs que foram para mim a parte mais dura de toda a volta que dei:

Após pelalarmos um pouco em Alcatrão, entravamos num Caminho Murado, e com Arvores, com Calhaus BRUTAIS, ULTRA Técnico, MEGA Dificil, e para ajudar á festa com uma quantidade brutal de Moscas e Mosquitos que teimavam em nos assediar á frente dos Olhos, e nos ouvidos, a zumbir de uma forma impressionante. Estes pequenos companheiros eram tão incomodos que aumentavam os niveis de stress de forma brutal e dificultavam muito a concentração nos que estavamos a fazer. Por outro lado tal obrigava-nos a estar sempre em ritmo de "Fugida", nem dava para descansar ou abrandar um pouco, pois a quantidade de mosquitos aumentava.

Esta zona foi mesmo violenta e muito desgastante. Mais ou menos por volta do KM40 ou 45 eu só pensava em "Cagar" para isto tudo, e assim que chegasse aos 60KMs desistia. hypo hypo hypo hypo hypo

Após loooooongos minutos a penar, finalmente sai daquele inferno, e cerca de 10 a 15KMs depois estava a chegar á ZA do KM60.

Nesta altura já estava de novo muito bem disposto, e não me sentia minimamente cansado. Por isso decidi continuar. Sabia que tinha uma Subida de 12KMs pela Frente, a que toda a gente se referia com temor, mas pensei para mim mesmo:Se me sinto tão bem e até estou a andar á minha média normal (9km/H  gargalhadas), e ainda por cima agora é sempre a subir....se rebentar a meio, então é só dar meia volta e vir sempre a descer.....não tenho nada a perder.

Após comer para aí umas 9 ou 10 Laranjas....mas me hidratar, lá parti e ainda convenci um ou dois malucos a vir comigo.

Afinal foram 12KMs relativamente Faceis, sem grantes dificuldades, pois era sempre em estradão, e bastava meter um ritmo controlado, e ir alternando entre pedalar sentado e em pé, e a subida até podia ter 24KM. Estava desmascarado o Mito da Subida de 12KM. Fixe

Praticamente no Final desta Subida tinhamos um "Prémio".....Avistamos uma Manada de Cavalos, a descansar á Sombra, indiferentes á nossa passagem, e provavelmente a pensar.....olhem-me estes parolos.....ao SOL! gargalhadas

Após mais uns minutos a pedalar, vejo pessoal a Tomar Banho num Pego, e como estava numa de curtir, decidi juntar-me á molhada e ir molhar as pernas e refrescar o corpo.......soube que nem Ginga! porreiro

Uns KMs mais á frente Surge a ultima ZA, e Após uns dedos de conversa amena, de ver quantas pessoas tinham conseguido passar a tempo para os 116KMs, e de comer Bananas e meter Agua no Camelo, vou para meter-me á descida, e reparao que os meus pedal de encaixe não....desencaixavam.......nenhum dos dois. Felizmente verifiquei isso antes de iniciar a descida mais perigosa que já fiz.

Após cerca de 15Minutos de volta da Bike e dos Sapatos para perceber o que se passava, lubrifiquei os pedais com Oleo de corrente e os Cleats tambem, e a coisa ficou resolvida.

Os KMs seguintes foram um Misto de perigo imenso, Frustração, Adrenalina, Alegria e cansaço.

Esta descida tinha duas partes, sengo que a primeira foi terrivel e muito muito perigosa:
Do lado Esquerdo uma Ravina, o Caminho Cheio de Drops, Calhaus, Rochas brutais, e por vezes Buracos Brutais, intransponiveis que não estavam sequer sinalizados Mau Mau Mau. Para ajudar á Festa, neste momento era o ULTIMO!!!! Logo se me acontecesse alguma coisa, bem podia esquecer qq tipo de assistência, pois não estava ninguem da organização a meio deste percurso.....e com o Sol a começar a deixar de iluminar esta garganta fechada...Enfim....ESTE FOI o PONTO MAIS NEGATIVO DA ORGANIZAÇÃO.
Numa Zona destas era MANDATÓRIO haver pessoal da Organização ao longo dos cerca de 5KMs e Controlarem muito bem entre o inicio e fim do troço quem entra e quem sai, pois a zona era de facto perigosissima, e propensa ao desaparecimento de pessoas em caso de queda. Mau Mau Mau Mau Mau Mau Mau Mau

Esta primeira parte da descida Fiz cerca de 70% a pé, por um lado para não arriscar aparecer nos jornais no Obituário, ou na secção de pessoas desaparecidas, mas tambem devido á brutalidade do terreno.
Apesar de tudo 30% foram montados na Bike o que me permitiu ainda ultrapassar algum do pessoal com quem tinha estado a caonversar na ZA.
Foram 3 Ameaças de OTB, numa das quais fui salvo graças á Suspensão da BIKE (Numa delas senti mesmo a Suspensão a recuperar, quando já estava com a bike de roda de trás no AR a passar o ponto limite, o que permitiu empurrar a traseira de novo para o chão.  reza reza reza reza reza)

A segunda parte da descida fazia-se passando uma Ponte destruida, para a margem esquerda da garganta onde estavamos.
Aí Fizemos todos questão de esperarmos pelo pessoal mais atrasado, e ajudar a passar as Bikes para o outro Lado, e para nos mantermos minimamente juntos, pois todos criticavam fortemente a falta de presença da organização numa zona tão perigosa.

Uns metros mais á frente, e um montão de nomes á Organização, Iniciamos então a Descida mais espectacular que já fiz até hoje! A um Ritmo Alucinante Passavamos zonas muito técnicas a uma velocidade brutal. Depois daquela primeira metade, a nossa noção de Dificuldade estava totalmente deturpada, como comparativamente os calhaus não eram tão grandes como os da primeira metade, mas nem por isso brutais, tudo nos parecia transponivel.

Foram minutos de Puro Prazer, de Sorriso nos Lábios, a Gritar de Adrenalida, e a pensar: " Porra! como é que é possivel que eu esteja a fazer isto?!?!?!?"

Aos poucos o Sorriso foi edsaparecendo, mas o prazer não, só que a porrada era tanta e sem descanso que já não havia braços nem pernas para tanto solavanco, quando pensava para mim que já não aguentava aquele ritmo por mais de dois minutos chegamos ao final da descida, ....com o Coração a MIL (a bater mais rápido que em qualquer outro ponto da Maratona, para terem uma ideia do esforço fisico).

Mas a primeira frase foi:"Bem a primeira Descida Valeu apena Penar, para fazermos este Single Espectacular!!!!!"
A Frase era unânime!

Esperamos todos uns pelos outros, pois sabiamos que a aventura estava no fim, e não fazia sentido deixar alguem sozinho numa zona daquelas......e mais uma vez não havia ninguem da organização no final da descida.... Mau Mau Mau Mau Mau Mau

Esperamos por isso por um senhor Espanhol já com alguma idade que vinha connosco, mas quando apareceu mais um aventureiro a dizer que ainda havia mais pessoal atrás, partimos todos juntos.

Só cerca de 2KMs depois é que apanhamos um elemento da Organização, que apenas perguntava se eramos os ultimos......(Para terem uma noção do controlo que quem entrava e saia de uma zona tão perigosa) Mau

Após mais 2KM de trilho muito técnico, em que passamos por uma ponte Romana Lindissima, lá chegamos finalmente á estrada que ligava a Lobios e á Meta.

Estes 2KMs para mim foram o unico erro tactico, que paguei bem Caro.

Pensava que após o final daquela descida e ao entrarmos em Alcatrão, que a ligação seria sempre em alcatrão até Lobios....por isso desatei a abrir e nem comi mais nada.......só que ainda faltavam 2KMs técnicos.......e Quebrei muito durante 10 Minutos....Penei!!!!!

Á chegada á Meta a minha sensação era de Satisfação, pois apesar de não ter feito os 120KM, passei por muito, vi muitas paisagens lindas de morrer, vivi muitas experiências pessoais, e com outras pessoas, ultrapassei Limites....

Em RESUMO GOSTEI MUITO porreiro

Após um Banho merecido, e um reforço brutal no bar do Parque de Campismo, fomos brindados com uma Mega Costeleta de Novilho Deliciosa, na Companhia do SS, Paulo Lopes, e Fernandinho, a rever os momentos vividos. porreiro porreiro porreiro porreiro porreiro porreiro porreiro porreiro porreiro






Sem comentários: