sábado, 12 de maio de 2007

Extreme PNSAC com o Gang das Chouriças

Que Dizer......

Que a Hopitalidade do GANG ultrapassa todos os limites do Inimaginavel? Fixe

Que cada vez que vou a Alcobaça, saio de lá com um sentido renovado do que é a AMIZADE incondicional?  git

Que não tenho saudades de voltar para Lisboa....

Efectivamente quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar!!!! E não é pelo Mosteiro, é pelas jóias de pessoas que lá estão!  porreiro

Não haverão fotos, nem filmes que possam retratar ou reproduzir, as sensações que vivemos todos neste sábado.

Apenas um Rescaldo feito de Flashes:

O CocasBH, passa a noite de Sexta no MSN a Melgar-me a cabeça para ir nessa Noite!!!! Inventa mil e uma desculpas e Justificações.....por mais que lhe dissesse que estava cheio de Cólicas a teclar da casa de Banho.....a unica resposta era: VEM!!!!

O Artas Liga ás 23:30 a perguntar se já estava em Alcobaça, pois iam agora comer depois da Nocturna!

Acordo ás 6:00 e penso....como é possível que durante a semana nunca acorde com vontade e sempre a pedir mais 5 minutos, e ao Fim de Semana dou comigo a levantar-me sem reclamar com o despertador?!?!?

Chegar de manhãzinha.......e passados um 30 Minutos chega o SS qual carrinha do Pão, com o Carro cheio de Bolos, e boa disposição para distribuir por todos.

Partir mesmo muito nas calmas nos primeiros 10KM para um bom aquecimento.

O FUNRIDE aparece montado na Sua Bike de DH, com pneus mais grossos que uma Yamaha DT50LC

Enquanto esperamos por um participante........da Micro Maratona....... este ao Chegar, consegue o Brilharete de fazer um OTB em Linha recta num estradão a direito mesmo á chegada a cerca de 50Metros de nós (desculpem mas não resisti, foi umas das coisas que dificilmente esquecerei)

Esse participante teve o bom senso de após os primeiro.......500metros perceber que aquilo ainda não era para ele (após a primeira subidinha para aquecer)......não interpretem mal.....mas foi uma muito boa atitude.  Fixe

Começa verdadeiramente o Extreme.

O CocasBH, leva-nos por engano para a quinta mais mal cheirosa do Universo!!! (No âmbito da mostra de Cheiros e Sabores)   rooleyes gargalhadas

Começamos a apanhar as primeiras Subidas não muito difíceis nem longas, mas que já dão para ter uma ideia do dia: Muita Pedra.

A zona de Alcobaça está LINDA! Tudo VERDE!!! O Dia com o Clima Ideal, Nebulado com algumas abertas, boa Temperatura!

Atravessamos a N1, e rumamos paralelo á Serra ali mesmo ao lado a mostrar-nos a sua imponência, e a sorrir para nós como que a dizer: "Preparem-se....VAI DOER!!!!"

Mas o Gang ainda nos leva a direito pelos pinhais com troço essencialmente Rolante....


....até uma sequência de 3 Mega lombas, com algum grau técnico devido ao...calhau e regos. Aqui foi quando realmente Suamos pela primeira vez! A Primeira Lomba é divertimento.....a segunda....um pouco mais Puxadota.......a Terceira......já muitos pararam, mas não desistem e Montam de novo e Pedalam até ao Final.....a sua inclinação já obriga á aplicação de alguma técnica, nomeadamente para manter a roda da frente no chão.
Entre Lombas.......umas descidas fenomenais de cerca de 200metros.


Aqui recordo pensar para mim: BEM o FUNRIDE está a dar show com a Bike de DH!!! O Homem sobe tudo!!!

Saimos das lombas, e continuando por caminhos rolantes Lindissimos (só estando lá), vamos amenamente a falar com o FUN sobre planos para as Férias....enquanto o FUN nos "vende" os ALPES!!!!

Voltamos á N1, e rolamos uns 3KM para o Primeiro abastecimento: BIFANAS!!!!!

Até ás Bifanas....ainda tento esticar a malta para uma Sprintadela.....mas ninguem alinha.....Excepto o CocasBH....estavamos a 40KM e pelos vistos só eu é que me tinha esquecido da Serra a sorrir para nós ali ao nosso lado....

Paramos nas Bifanas, e enquanto uns se abastecem com Cevada ou Agua suja do Capitalismo, outros Comem uma Sopinha de Feijão...Mas todos comem a sagrada Bifana! Entretanto o REMI, aproveita a paragem para um PIT STOP, como reparação rápida não de um Furo, mas de um Parafuso de decidiu aproveitar Boleia até ás Bifanas agarrado ao Pneu traseiro.

Descobrimos o segredo do CASAL REMI!!!! A Lena por descuido deixa á mostra no seu camelback um saquinho com um Pó Misterioso.....que muito atrapalhada se começa a justificar logo que aquilo é Isostar em Pó.........Ninguem acredita  gargalhadas
A Lena ainda tenta ao longo do Passeio contar esta história em uma ou duas paragens.....mas ninguem acredita....só que como a malta é AMIGA, todos acenamos a cabeça a dizer que sim, e que é uma Boa Ideia.... :cunao:

Deixando a TI Cristina das Bifanas (não vi TI nenhuma só Tios), eis que aparece a primeira subidinha mais a sério.....ainda em Alcatrão, mas uma subidinha que já dá Pica de fazer.......de repente Mistério: Toda a gente se calou!!! Porque será ...... teremos todos entrado em retiro espiritual?!?!? Ah não.....a Subida é que nunca mais acaba....e até é inclinadota....mas nada que não se faça! E o Vitor que o Diga....O Homem parece que tem um Motor na TREK! Aliás nas TREKS pois o FERA (univegaBTT) tambem continua com raiva ás Subidas e quando vê uma transforma-se numa verdadeira fera e atira-se á subida com uma Raiva, que se Cala e já não fala com mais ninguem e sai Disparado!

Assim que deixamos de ver moinhos antigos, e passamos a ver Eolicas(ou seja já no topo da Serra), heis que termina a primeira Subida, paramos para reagrupar.....mas onde é que está o VITOR?!?!? AHHH é aquela Pulguinha ao fundo da estrada....não satisfeito com a subida fez mais 2KM.... Temos de Telefonar para meter juizo no rapaz.....criança irrequieta  porreiro

Aqui surge a primeira Surpresa do DIA! O SS chega em .....ULTIMO!!!! É Verdade!!!! é o ULTIMO no final da Primeira Subida a sério!.......Já disse ULTIMO???? AH pois disse....ULTIMO!!!!!!! biggrin

Daqui para a frente, durante os Proximos cerca de 40KM não voltaremos a ver Alcatrão  reza

Retomamos o BTT propriamente dito, para já ainda em Estradão de terra batida, mas já com umas vistas fantasticas (se bem que um pouco encobertas), onde serpenteamos ao longo de um Parque Eolico com "Ventoinhas" de 80 a 105 Metros de Altura, com Rotores de 90 Metros de Diâmetro o que prefaz uma altura total de cerca de 125 a 150 Metros de Altura, que produzem cada uma nada mais nada menos que ........3MW (Megawatts ou Mega VELAS  biggrin) (Dados confirmados).

Curiosamente descubro que pedalar na berma dos estradões é mais frequinho que no meio dos mesmos, pois não apanhamos com tanta superficie de reflexão dos raios solares.....esta dica é muito boa para a minha próxima maratona!  Fixe

Chegados ao final do Estradão, entramos num Single Lindissimo!!! Rodeado de vegetação rasteira por todo o Lado, muito técnico com muita Pedra fixa, que Obriga a um Ritmo Vivo para facilitar a transposição dos Calhaus, mas ao mesmo tempo de muito equilibrio, boa escolha de trajectos, num single de não mais de 30CM de largura!!!
Após cerca de 1KM nova paragem para reagrupar e partilha de experiências:
Estão todos com um Sorriso estampado no Rosto!!! Que SINGLE!!!! ESPECTACULO!!!! Dizem uns!!! Estou todo arranhado nas PERNAS Dizem outros!!!! ISTO é QUE É!!!!

De volta ao estradão.

Longas subidas.....longas descidas.....

Sempre que o Sol desponta e a aragem leve que se faz sentir para, noto logo o Motor a querer Gripar.....de facto cedo muito com a Temperatura...e aqui deu mesmo para notar isso. Ainda não estava minimamente cansado....mas assim que a Temperatura subia...pronto....
O estradão concentra imenso calor assim que o Sol incide sobre ele.  hypo
Felizmente este periodos são curtos  cool

Após largos Kilometros de Estradão, em que o Foguete Vitor, volta a desaparecer no Horizonte  rooleyes Atingimos um Marco Geodésico, e a partir daí são 1 a 2 KM de descida infernal em estradão até um Parque de Merendas!

Reagrupamos de novo. Até aqui a grande maioria do percurso foram Estradões, mas com subidas muito Longas que embora não técnicas, são das que não matam mas Moem devido á sua extensão.

Mas agora é que estava para vir umas das duas melhores partes do percurso:

Começamos de novo a Subir....passamos pelo meio de uma Pedreira Brutal onde podemos ver Paredes Imensas de Pedra, Lisas ainda pertencentes á Mãe Natureza, no meio de zonas com imensos Blocos de Pedra já extraidos espalhados por todo o Lado.
Esta Imagem faz-me lembrar....Jerusalém visto a partir do Monte das Oliveiras (provavelmente poucos saberão do que falo....mas é mesmo parecido).

Passamos por uma Passagem no meio da Pedreira em que as Bermas têm enormes Blocos de PEDRA a fazer de Separadores. Fantastico!

Voltamos a subir um pouco e chegamos a uma terra onde paramos para reabastecimento de água.
Esta malta bebe água a potes!!!! (Eu em 100KM bebi apenas 1,5L de água, e 0,5l de Gatorade)
É aqui que voltamos a ver o saquinho com o Pó misterioso do casal.... REMI  biggrin

Arrancamos de novo avisados que a partir de ali longos KM passarão até ao proximo reabastecimento.....mas esgotamos o Stock de Garafas de 1,5L de Agua do Café.  Dopping Dopping Dopping Dopping Dopping Dopping

E aqui meus amigos, começa o Caminho de CABRAS!!!! Aqui é que eu comecei a dar Graças a DEUS por ter comprado a minha Maravilhosa Âncora FS!!!! reza

O Trilho rodeado de Muros por todo o Lado, o Chão super irregular, com pedra solta e lages de pedra Fixas, há pedras a dispararem para todos os Lados por acção do Peso dos Pneus, de vez em quando lá acertamos com umas no quadro que até doi só de ouvir  hypo
Muito Técnico, Dificil, LINDO, ESPECTACULAR!!!! DESAFIANTE!!!! Subimos ......e Descemos...
Numa FS..... O FUNRIDE, sai disparato todo feliz, com o Maluco da KTM LUIS DR(Colega do ARTAS) atrás, e o REMI não se faz Rogado e arranca tambem!!!! e EU......Bem se o REMI Vai.....eu tambem Vou!!!! GRANDA Loucura!!!! é só Calhau!!!!

Esta é uma daquelas partes que é impossivel realmente descreve.....só estando lá mesmo!!!

Descemos? Então volta a subir!
E agora mais uma subida a sério!!!! Mais uma vez com alguma técnica, mas por trilhos de cabras fantasticos!!! A concentração é tanta para escolher o melhor trilho que nos esquecemos do grau de inclinação!!!

A Partir daqui voltamos a ter Kilometros de Subidas, com pouca inclinação mas estrada com Lajes de pedra Fixa, que a mim me dá um gozo particular de fazer.

Aqui estamos a subir rumo ao Arco da Memória.

Chegados ao Arco da Memória, é aqui que o CocasBH termina o Meio Extreme e volta para Casa.....diz ele que devido a compromissos......pois (Tenrinho) bebe_1

O Cocas tinha-me avisado logo no inicio que a partir desse momento......os sorrisos passariam a rostos de sofrimento......

Continuamos para mais ums valentes Kilometros de Subidas continuas..... (Mas esta terra não tem descidas?!?!?! Pensava eu?!?!? e o FUN onde e como é que estará?!?!?)

Mas ainda não podiamos imaginar o que nos esperava.... Após uns Kilometros eis que á nossa frente surge.......uma.......SUBIDA....Longa........mas desta vez de uma dificuldade técnica bem dificil!!!

Feita práticamente quase no Limite de esforço, esta subida muito mas muito técnica mesmo, devido ao facto de ser Muito muito irregular, muito muito Calhau, mas que por ser fixo permite uma excelente tracção, obriga a que se mantenha sempre um ritmo muito vivo durante toda a subida para podermos passar os constantes Obstaculos, e degraus que os calhaus fazem ao longo da subida.....por isso e apesar da inclinação nunca dava para fazer na mudança mais leve...a velocidade era essêncial!
Foi aqui que realmente senti que tenho a Maquina muito bem afinada, pois em esforço constante e com uma cadência bem rápida, ritmei a respiração e senti todo o meu corpo a trabalhar com um equilíbrio que me deixava a cada metro de subida conquistado mais feliz comigo mesmo!
Cheguei ao TOPO com uma sensação Unica de Satisfação! Senti-me mesmo realizado! Os treinos em Sintra com o Prof DID estão a Fazer Efeito!!!  porreiro porreiro porreiro (OBRIGADO DID porreiro)

Mas tudo o que sobe.........tambem Desce!!!

E seque-se uma descida de cerca de 1KM de puro....Calhau!!! Mai uma vez com um elevado grau de exigência técnica, e a chamar por uma grande dose de loucura. Toca de largar os Travões que isto faz-se melhor a abrir que devagar....o pior é se algo corre mal...Mas enfim....I'm Having so much FUN!!!

Mais uma vez, não dá mesmo para descrever esta descida! Só estando lá. Digamos que grande parte de nós pôs de parte a Lógica e soltou a Loucura que há em nós para se lançar a abrir.

Chegados ao Sopé desta descida, esperamos para reagrupar...Este é o Unico momento em que realmente o FUN ficou para trás.....não é Facil.....já levavamos para aí 70KM com muitas subidas, e a que antecedia esta descida era Obra!

De repente do Cimo do Monte heis que surgem o LuisDR com o FUN atrás Lançados na Descida. Chegaram cá abaixo num instante!

Seguiu-se o LMG e o Artas, que tinham-se enganado e feito um pequeno desvio.

Continuamos....a Descer......a Curtir......a pedalar em Força por cima do Calhau, a dar muito mas muito trabalho ás suspenções ás Rodas e aos Pneus......passar a abrir era mais facil que devagar......e a tentar acompanhar os Canhões do FUNRIDE e do LUISDR.

Após umas quantas doses de descidas muito viciantes feitas a ritmo muito vivo e após uma zona mais plana....hei-nos no sopé da Serra com Alcobaça no Horizonte.
O Fera avisa: Cuidado com esta descida! Esta não dá mesmo para fazer como as outras!
Mete-mo-nos a caminho.....muito Pedregulho no caminho, o Caminho Muito inclinado mesmo, mas o Pior é que era inclinado para a frente e de lado, o que deu para borrar de medo....pois sentiamos a Bike a querer sair para fora do Caminho.......para a ribanceira...... hypo hypo hypo reza reza reza

E a meio ainda inclinou mais para baixo....Não aguentei....e pensei.....até agora estou a divertir-me ao Maximo....não vai ser a 20KM do fim que vou estragar todo este Gozo! desmonto.....O Remi ao ver-me a desmontar.....desmonta, com um Olhar chateado comigo....mas assustado com a descida.....após para um pouco, o Remi pensa....porra isto afinal não é assim tão inclinado como parece na Bike.....monta e sai disparado...devagarinho. piscadela
Eu dou três passos, e chego á conclusão que a descida é tão inclinada que é mais dificil fazê-la a pé que montado....monto e pronto lá vai desta!!!!...... Lena e todos pelo que vi pensaram o mesmo.

No final da descida...ninguem se Matou ainda bem.....Simplesmente á 1000Metros estavamos em plena Serra...Agora estamos no sopé......devemos ter descido uns 400Mts....(tenho de conferir o TRACK (ARTAS!!! METE O TRACK)

Aqui começamos a cruzar-mo-nos com peregrinos a caminho de Fátima, onde fazemos questão de os encorajar e dar-lhes força!

Após alguns KM's em alcatrão paramos para o Ultimo reabastecimento, e reserva-nos a surpresa do DIA.

Se pensavamos que seria dificil sermos surpreendidos após a Serra.........Heis que o GANG nos apresenta de novo os Singles do Poço Suão, mas desta vez sempre a descer!!!! porreiro

Quem estava cansado.....após os primeiros metros de tão maravilhoso track esqueceu logo o cansaço e começamos numa corrida por entre arbustos que nos fustigavam a cada metro que passavamos........A Primavera fez das suas e o Trilho era LITERAMENTE da largura dos nossos Ombros e por vezes menos, sempre a serpentearmos a cerca de 30KM/H. Eu só sei que ia sempre na Cremalheira do Meio, no carreto mais pequeno, e com uma cadência parecida com a da Avózinha na mudança mais leve. Voavamos sobre qualquer empredrado que aparecia, e por vezes quase paravamos de repente para passar pequenos ZIG ZAGUES (com Arvores), mas arrancavamos de imediato.....foram cerca de 8KM de PURO, DIGO PURO PRAZER E ADRENALINA AO MÁXIMO!!!!
Fazer o Leito seco do Rio, a Abrir.....nem parecia que aquilo era só pedras.....a minha FS...Mostrou mesmo o que vale!!! Foi ao LIMITE!!!!

No Final parecia que tinhamos acabado de fazer Queda Livre.....Estavamos todos a RIR, a Falar Alto....Emocionados!!!! O REMI com uma Expressão de Felicidade INCRIVEL!!!! O Luis DR e EU com os Braços a Sangrar de tanto fustigados pelos arbustos, mas tão FELIZES!!!!!!!! Afro Afro Afro :cunao: :cunao: :cunao: Juveleo

Não dava para conter tanta felicidade.....naquele momento parecia que tinhamos todos feito um Pacto de Irmãos!!! Parecia Literalmente que tinhamos acabao de saltar todos juntos de um avião!!!!

E pronto! Achavamos nós OK agora é só fazer a ligação até valado de frades na BOA.....Mas a História ainda não estava completamente escrita!!!

Assim que entramos em Alcobaça........após passarmos o Mosteiro....de repente REMI, FERA, LuisDR, e Pedro....desaparecem......Eu sabia o que ia acontecer..........................o SS ainda diz, ah pá não podemos perder o resto da Malta........mas eu não podia perder por nada deste muito o que se estava a adivinhar!!!!! E Disse ao SS: Eh pá agora não!!!! Temos de os apanhar o Artas está com eles lá atrás....Agora é que vai ser!!!!

Vai ser o Quê? Quem conhece o Gang sabe qual é que já vai sendo a tradição dos finais de passeios com o Gang......o Ultimo troço de estrada cheira a.....SPRINTTTTTT!!!!!

E Assim foi! Após a Rotunda á saida de Alcobaça, Arracamos num ritmo alucinado: O Pedro, o REMI, o FERA, o SS, o Luis DR e EU.
Não baixavamos dos 40KM/H (segundo o SS), e mesmo com o vento de frente, o Pedro Impunha o seu ritmo infernal, com o REMI e o FERA a passarem-se constantemente atrás do Pedro.....Após uns Largos KMs Grito, FERA rende o Pedro! O Fera passa á frente e imprime o Ritmo.....O REMI Pica-se e Puxa!!! Eu Sempre atrás a olhar para o primeiro para poder disparar sempre que ele disparava e assim não descolar nunca!.......Mas os Rapazes do Valado no ultimo KM não quiseram ficar mal, e quiseram mostrar que na Terra deles quem Manda são eles, e ainda dispararam mais......Aí o Remi que ia á minha frente, descolou um pouco de nada, mas a partir daí o vento contra desgastou o resto das pilhas, e após alguns metros a tentar apanhar o Pedro e o Fera, o Remi quebrou um pouco, e Eu e o SS que tinhamos vindo sempre agarrados que nem dois parasitas (Carraças), a aproveitar o Vacuo, continuamos, sendo que o SS passou por mim e afastou-se.
No final do Sprint Pedro e Fera eram os REIS do BAIRRO, seguidos do SS de Mim, depois do REMI, e finalmente do LuisDr.

Quem Diria que Acabariamos os ultimos 6KM a Abrir???!?!?! porreiro porreiro porreiro porreiro

Mas será que o Extreme acabou aqui???? Claro que não!

As Maravilhosas esposas, do Pedro e do Fera, fizeram questão de se afirmarem como projectistas e ajudaram a preparar a melhor parte do Trajecto: o Single dos Comes e Bebes!!! porreiro

Com muita boa disposição á mistura, e Bolo e Molotof caseiros á Mistura!!!!!!

É fantastico quando estes Passeios no Fim se tornam eventos Familiares com toda a gente!!!!!

De facto assim VALE A PENA ACORDAR ÁS 6:00 da Manhã!!!!! porreiro porreiro porreiro porreiro porreiro porreiro porreiro


Conclusão: Que deus nos dê Força, Tempo, Amigos, Familia e Saúde, para podermos ter muitos mais dias coom este!

O HOMEM do DIA é Só UM: O FUNRIDE!!!! 100KM numa Bike de DH ainda a recuperar de uma queda....ou seja sem praticamente qq Treino prévio!!!!! FUNRIDE: RESPECT.


Aqui Fica o Video BY SS

<a href="http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=4398222119483920674" target="_blank">http://video.google.com/googleplayer.swf?docId=4398222119483920674</a>




As Fotos estão AQUI

Sem comentários: