segunda-feira, 15 de outubro de 2007

BikeTrainMountainTrip 14OUT07



Estou Pasmado! Esta travessia surpreendeu-me completamente.

Desde o momento em que me mostraram este track pela primeira vez, não estava muito a fim de o fazer, pois a minha ideia foi logo: "qual é a piada de fazer travessias no meio de zonas densamente urbanas?!?!"

Enfim...mas como nestas coisas das travessias mais importante que o percurso são as pessoas que vão connosco, um Convite do REMI não é para recusar.

E após o convite do REMI, lá Fui com ele o Derfred, e o Vitor tentar a travessia.
Infelizmente por razões várias, esta primeira tentativa saiu gorada, pois já na zona do Telhal, eu era o Unico ainda com pica para continuar........E a travessia lá teve de ser adiada.

No entanto, estes 30KMs iniciais já deixavam transparecer que afinal o track talvez fosse uma agradavel surpresa!

E assim que o Bolacha se propôs a realizar esta TRIP, disse logo PRESENTE! (mas cá dentro estava receoso, pois só iam participar GURUS das travessias....)

Eram 6H45m quando o Despertador deveria tocar........mas não tocou.
Não tinha dormido nada a noite toda. Tinha-me deitado ás 2H30m, e não tinha conseguido dormir nada de jeito e ás 6H20m já estava a olhar para o Tecto. (Será que foi de ter comido montes de Chocolate na noite anterior)

Lá preparei as minhas coisas, nas calmas, e enquanto ia a caminho do Cais do Sodré, a TSF começa a anunciar Aguaceiros e Trovoadas para a Parte da Tarde

Inicialmente até era para ir de Bike a partir de casa, mas dado que esta travessia podia ser dificil, e depois no Final ainda teria de ir do Cais do Sodré até Odivelas (Cerca de 15KM com 3 Subidas Longas, mas brutais), decidi não arriscar, pois não sabia em que condições e a que horas chegaria ao final da travessia.

Carro estacionado no Cais do Sodré, saco as coisas todas e o Impermeavel (Depois do Extreme não Arrisco). O Problema é que o Impermeavel que tenho ainda pesa 500gr, o que não ajuda quando já se leva uma Âncora de 15KG, mais Agua, Mais Comida, Mais Ferramenta..... UFA....

Entrei na Estação de Comboio e lá estava o Bolacha, mais o Kalash (que tive o prazer de conhecer).

Após um tempo de espera...ninguem aparecia, lá apanhamos o comboio, e rumamos para Cascais.
Enquanto Tagarelavamos, ainda passou por duas vezes um gruo de Jovens um pouco duvidoso, e sentia-se a tensão no ar, e o Medo de ficar sem Bikes! Mas curiosamente um dele vira-se para nós e diz: Quem é que é o Lance Armstrong? porreiro Porreiro afinal era malta na Boa. UFA.

Chegados a Cascais, e assim que saimos co Comboio é que reparamos que o resto da Malta tinha tambem apanhado o Comboio em Oeiras, mas estavam noutra Carruagem. Fixe

Após as Fotos da Praxe, Lá arrancamos pela Ciclovia ( A unica Ciclovia de Jeito que conheço), Rumo ao Guincho. Sempre num ritmo bem lento e sempre a falarmos, la iamos muito bem quando se houve: HEY HEY HEY AIIII, ASSHOLE!!!!! Era o Bolacha que andava a Fazer Bowling com um Bife que lá passeava de Patins em Linha, e conseguiu manda-lo ao Chão

Chegados ao Guincho e assim que começamos a subir para Malveira da Serra entramos logo num Parque de merendas (Na 1ªTentativa tinhamos entrado mais á frente), e a partir daí foi sempre no Mato.

Já aí os Trilhos prometiam.....Após uma ou outra subida técnica mais exigente, entramos na Rampa que nos levaria até aos Capuchos.
A Meio ainda paramos para ajudar a tal senhora que tinha a corrente da Bike toda embaraçada, só que a Bike tinha Oleo de Motor queimado na corrente.....Conclusão, todos os Parolos (eu fui o Primeiro) que lá meteram as mãos ficaram de tal maneira Cagados, que as Manchas nos acompanharam até ao final da travessia.
O mais cómico foi que a Srª assim que a Bike ficou Operacional, diz Obrigado e Pira-se.....nem esperou que arrancasse-mos tambem

De Facto Sintra Ontem estava um Exagero! Ainda nem tinha passado ninguem da Maratona e aquilo parecia Hora de Ponta! Estava pior que Monsanto! Nos Trilhos era Bikes por todo o Lado em todos os Sentidos....Que stresss!

Após os Trilhos da Praxe, e Muitas "Volta Atrás" para aumentar ainda mais o Acumulado, pois o GPS perdia-se no meio de tanta arvore, A Meio da descida da Pena para Sintra, entramos por um Caminho Largo, que se foi estreitanto e revelou-se um Trilho Fantástico! (Que afinal já tinha feito com o DID)

Chegados a Sintra, arrancamos para Mais uns trilhos porreiros, alguns deles fora do track Original, pois já andavamos a perder demasiado tempo devido ao fraco sinal de GPS, até chegarmos á Gare dos electricos.

A Partir daí até ao Telhal eu já conhecia bem o Trilho e andamos sempre a Rolar, com a Malta espantada com os tilhos por onde passavamos.

Após o Telhal, eu entrava em terreno desconhecido como o resto do Bando.
E apenas posso dizer isto: Mal sabia eu que o Melhor estava para vir!
A Serra da Carregueira revelou-se para mim uma das surpresas do DIA! Vista do Telhal não parece nada de especial, mas uma vez lá dentro a Serra revela uma infinidade de trilhos para todos os gostos, cobertos de vegetação luxuriante, e com subidas muito técnicas Fantásticas! Parecia que estavamos em Sintra, mas com caminhos mais sinuosos! Definitivamente um Local para Voltar e Explorar!

Passada a Carregueira, fomos ter ás traseiras da Prisão de Belas, e quando achava que iriamos entrar na civilização, eis que surge outra paisagem completamente diferente, com Estradões, com rampas técnicas, e o nosso olhar que para onde olhasse só via Caminhos para explorar! Impressionante! Não dava nada por aquela Zona! Mas agora se Houver lá Passeios ou Maratonas Estarei Lá! Tão perto de Casa e tão Espectacular!

Saidos deste paraiso, era hora de beber alguma coisa e encher a barriga. Paramos um Restaurantezinho que até tinha boa comida e após umas bifanas Coca-cola e muita conversa. Arrancamos de novo, e quando demos por nós estavamos dentro de uma Cidade (não me lembro do nome (Será Agualva)), Pensei eu...pronto começa o Alcatrão

Mas não! Escondida numa rua estava a entrada para mais um Troço Muito Bom, composto por uma Rapazona Muito técnica e Muito exigente! Foram 300Metros a penar, mas a curtir!!!
Chegados ao Topo estavamos num descampado...com apontamentos de Entulho aqui e ali...Enfim, e chegamos a Massamá...a unica Terra sem um Trilhozinho para amostra Mau, Passada a IC19, e já em Tercena, entramos de novo em Trilhos (por onde passou a Maratona de Oeiras), onde passamos por descampados muito porreiros para a iniciação ao BTT, pois não sendo muito técnicos já proporcionam aigum treino a quem mora ali perto. Só é pena a quantidade de Lixo ali deixado por sucessivos acampamentos Ciganos e outros Egoistas que deitam entulho ali em vez de fazer mais ums KMs para deixar o Lixo nos locais apropriados. Mau Apesar de tudo a Paisagem ao Longe revelava-se maravilhosa. Enquanto pedalavamos por ali, comentavamos que daqui a uns anos diremos aos nossos filhos que andavamos no meio do campo de Bike ali e eles nunca acreditarão pensador pensador pensador pensador pensador

Depois eu pessoalmente Perdi-me hypo (Queijas Carnaxide), andamos ali por uns Locais muita Marados, Terrenos todos retorcidos, Subidas Interminaveis, e quando demos por nós estavamos por detrás do Hospital Amadora-Sintra e daí ao Continente foi um Pulinho. Aqui Senti que a Bike estava muito instavel, e reparei que o Pneu da Frente tinha perdido ar. Voltei a encher e como não esvaziava toca de arrancar!

Daí Arrancamos para o Estadio Nacional Passando por Carnaxide e Queijas em Alcatrão, e á Entrada do Parque do Estádio o Pneu vaza de Novo. Decidi resolver o Problema de Vez. Descobri três Furos

Arrancamos de novo e após os Courts de Tennis Fomos para a Zona do FMH (Por detrás da Cruz-Quebrada) onde Voltamos.....A SUBIR...E que subida! depois de tanto KM nas Pernas.....Custou, mas revelou-se a Segunda grande surpresa do Dia! Mais um Local que não dava nada por ele para andas de Bike e afinal tem condições fenomenais para a prática de BTT Fixe.
Curiosamente Foi aqui nesta Zona que comprei a minha Bike, e já percebi pq é que o dono a Vendeu. Sem experiência de BTT meteu-se logo ali!!! E com uma Âncora....qualquer um desanimava logo.

Chegados a Linda-a-Velha, Fazemos Alcatrão até á zona mais baixa, sem antes fazermos umas escadinhas porreiras, e Aí passamos por baixo da CRIL, e Entramos em Monsanto, nums caminhos muito pouco explorados....onde apanhamos mais uns paredões...um deles IMPOSSIVEL de fazer Montado e que já com tanto KM nas Pernas, Carregar a Âncora pela Ladeira a cima....
Assim que me montei na Bike....ia tendo um Ameaço de Caímbra nos dois Gemeos.....mas foi só ameaço mesmo!

Daí Subimos....Subimos.....Subimos.....até á Universidade e o Objectivo estava Cumprido!
Dado o Avançar da Hora, arrancamos daí a descer pela Ajuda por uns Bairros muito Manhosos, até ao Tejo (Antiga FIL) e Daí até ás Docas, onde o Bolacha ias Atropelando uma Transeunte, mas a sua Técnica apuradissima e Mestria permitiram que conseguisse travar só com uma mão no guiador e safar-se!

Depois continuamos até ao Cais do Sodré, sempre a andar bem á volta dos 30KM/H

E Assim terminou esta aventura inesquecivel! Venha a Próxima, Noutro Lugar! Fixe porreiro porreiro porreiro porreiro

Adorei a sempre boa disposição de Todos e a forma unica com que pedalamos sempre, sem Pressas, a Curtir cada KM, e apesar de tudo até foi uma Média muito BOA!

Para Saber Mais

Sem comentários: