domingo, 16 de dezembro de 2007

TROIA-SAGRES 2007 - Primeiras Impressões

Acordadinho de uma Noite Espectacular de despedida de Solteiro do meu futuro Cunhado.....

Cá Vai o meu rescaldo:

Autonomia TOTAL. Levei sempre toda a carga comigo.

Deitei-me ás 00:30, pois tive de estar á espera da minha boleia do dia seguinte para um ultimo Briefing (Par ao caso de ele ter, de me ir buscar a meio do percurso.
Com a Emoção e o nervosismo de saber que ia mais sozinho que nunca, nem dormi de jeito, e ás 4H30m lá Acordei.

6H00 Chego a Setúbal, E toca de ir para o Barco, a pensar que iria Sair completamente Sozinho....
Nas Bilheteiras aparece a Turtle com uma Amiga Fixe, as duas também Malucas a quererem sair tão cedo.
Ainda no Barco, Falamos com a Malta da Bike Zone, e damos umas entrevistas ao Pessoal das Obras que perguntava curiosamente sobre as Maquinas. Um deles até dizia Orgulhosamente que tinha vindo da Polónia para Portugal Montado numa Bicicleta

6H45: O Ferry atraca, e 3 Maluquinhos, saem a pedalar....Fomos os Primeiros!
Em Tróia estávamos espantados pois apesar do frio, este não era tão intenso quanto esperavamos, por isso após rolarmos um pouco, aumentamos o Ritmo, com a Sara Possuida a querer Puxar sempre mais e mais.
O Problema foi assim que chegamos á Comporta......aí de repente a Temperatura Caiu abruptamente, e de tal forma que a Sara que até aí era sempre a puxar, quebrou imenso e ao final de 5KM, já não conseguia pedalar com dores nos pés......

O Frio era mesmo brutal! Tinha os Tintins Congelados, e pois Pés, ora não os sentia, ora Doíam como se estivessem a partir, nem as meias de SKI que levei calçadas Safaram. Par ao Ano que vem sigo os Conselhos do REMI e Levo uns Corta vento para os Pés.
Não parecendo este frio todo nos pés teve a sua Factura, e Rebentou-me muito e partiu-me muito o ritmo.

A conselho da Turtle, e devido á grande quebra de Ritmo da Sara, e para não arrefecer, tive de seguir ao meu Ritmo. O Frio era só nos pés, pois como sabia mais ou menos o que me esperava, ia com Luvas de Neve, Balaclava, E Cortavento. (Ou seja Pés congelados, e Suava do troco para cima)

Na estrada de Pinheiro da Cruz, passa o Ciclista da Bike Zone,....ia num ritmo de contra relógio
Ainda me acompanhou 2 Minutos para falarmos sobre o Frio, e a malta que ia no Carro dizia que estavam.......... -5ºC

Chegado a Sines, parei para comer e Trocar de Fardamenta: Tirar o Cortavento e o Colete Reflector, mudar de Luvas.
Beber a primeira Coca Cola do Dia uma Barrita, passados 10 Minutos começam a chegar os primeiros Ciclistas.
Sabia que a partir daqui até Rogil iria ser a parte mais massacrante do percurso.....por isso queria atrelar-me a algum Grupo....e foi aqui que cometi o primeiro Erro:
Ao ver um Grupo a passar, saio Disparado para tentar apanha-los.....mas comecei a tentar apanha-los já um pouco tarde, e com o Ventinho Contra típico desta parte do percurso (Que este Ano era MUITO MENOS), Puxei muito até chegar ao Cruzamento para Porto Covo, sem nunca os apanhar....ainda tentei ir na Roda de um Gajo que era daquele Grupo mas que se tinha atrasado...mas o Homem tinha uma Pedalada que ainda me Partiu mais......Ia Mesmo Rebentando!
Que Parvo que FUI!
Em Resultado disso os KM's seguintes foram em recuperação, e o meu ritmo de 25-30KM/H, Baixou para uns Pobres 17-18KM/H....e assim foi durante algum tempo, sempre a pensar que nunca devia ter arrancado daquela forma depois de 30Minutos parado.... Rolo da massa Rolo da massa Rolo da massa Rolo da massa (O frio iniciar nos pés tambem ajudou á dificuldade)

Mas não ia DESISTIR! E desde que a minha média Global não baixasse dos 23KM/H (o meu objectivo para fazer 9Horas), não iria baixar os Braços.
Até porque se o fizesse não seria fácil indicar a minha posição ao carro que me ia buscar a Sagres..... rooleyes

Parei algumas vezes para descansar, pois o meu selim é uma Miséria (mas não o podia trocar de propósito para o TS pois o Cu iria estranhar gargalhadas )

Entretanto era ultrapassado por imensos Grupos, alguns deles até parecia que estava parado...outros parecia que estava a andar para trás

Ainda tentei de novo agarrar um grupo,....mas como já tinha estoirado, e por 2-3KM/H, que eles ganhavam nas subidas em relação a mim.....vi-me obrigado a abandonar o grupo, pois daquela forma não conseguiria terminar. (Definitivamente tinha de ir no meu Ritmo)
Após mais uma quebra depois dos minutos em que puxei para tentar ir com esse grupo, lá fui continuando.

Apesar de tudo a Minha média situava-se dentro do Objectivo de 23KM/H

Antes do Rogil cruzo-me pela Primeira vez com dois Cavalões que iam Levezinhos a Curtir o Passeio, sempre a falar, e a pedalarem sem as mão no guiador....Um deles repara no Patch do Projecto, e após dois dedos de conversa fico a conhecer pessoalmente o MRORBEA, um grande Bacano que ia sempre numa descontração com o seu colega, que me espantou. Nota: a sua descontracção, era mais rápida que o meu andamento de Gestão de Esforço...que já trazia desde Porto Covo.

Ainda assim Fomos sempre nos cruzando até Aljezur. Sempre com muito boa Onda!

A Partir de São Teotónio acaba a parte que para mim, já o ano passado foi a pior de todo o percurso.
Entre Sines e S. Teotónio, as Eternas Subidas de muito pouca inclinação, o Vento (neste ano Aragem, mas estava lá!), são uma Formula Maquiavélica de darem cabo de mim. Ainda por cima quando fui sempre sozinho e a apanhar com o vento todo na Tromba, aliados a uma Bike bem Pesadinha que tinha de levar mais 1,5KG de agua que o normal, mais Uma Mochila carregadinha de Barras e Luvas de Neve e Polar e Cortavento, todos a ajudarem a NÂO Cortarem o VENTO.

A Partir de Odeceixe Começam as Subidas....o Cansaço acumulado já pesava nas pernas, por isso estava na hora de meter um Incentivo.
No dia anterior tinha metido no Telemóvel, um Album de Musica de Discoteca (Tipo Spinning), e toca de meter o Auto rádio em Acção! porreiro porreiro porreiro porreiro
Apesar de Pouco, o Ritmo aumenta e a cadência torna-se certinha......e se até aí tinha sido ultrapassado por montes de gente...agora também ultrapassava alguns.....apesar de continuar a ser Ultrapassado por muitos

Esta é a parte que mais Gosto! E desta vez chegar a Aljezur a meio do dia teve um gosto especial!
O Ano passado já cheguei aqui ao cair da Noite, pelo que a partir daqui toda a viagem iria ser novidade para mim em termos de paisagens.
Soube muito bem perceber que já ali estava, e que apesar de ser eternamente ultrapassado por dezenas de ciclistas, até estava a andar bem (pelo menos dentro do planeado), e que o esforço estava a compensar.
Dores não tinha nenhumas a não ser nas Virilhas.

Estranhamento ocorreu-me um fenómeno que nunca me tinha acontecido:
Sempre que tentava pedalar em Pé tinha uma espécie de Caimbra no Músculo Superior da perna Esquerda, mas que estava altamente Localizado apenas numa zona e não no Músculo todo.
Isto obrigou-me a pedalar sempre sentado...o que não ajudou nada a descansar o traseiro, nem á circulação de sangue para as pernas.......Obrigando-me a algumas paragens não planeadas, só para deixar "respirar" as Pernas e aliviar as Dores no Traseiro.

Amei as Paisagens da Serra, e ao chegar á Carrapateira, tive outro gostinho especial....pois o ano passado foi aqui que comecei a ter graves problemas no Joelho Direito, e desta vez...este Ano os Joelhos estavam a 100%. (Para quem não tem Tenis de Encaixe...aqui está a diferença!)

Parei na Carrapateira para descansar, mas essencialmente porque tenho como tradição parar no largo principal para comer umas ameijoas.....só que como estava a pedalar preferi ficar-me pela Coca Cola....não fossem as ameijoas cair mal....

E pronto! Daí em Frente foi só fazer a interminável subida da Carrapateira até Vila do Bispo (Parque Eólico), aqui e ali a ver o Mar ao Longe, ora no meu lado Direito, ora á Minha frente biggrin Sempre a ouvir a bela da Musiquinha, onde ainda me cruzei com o Manso, numa Bicicleta que não era a SUA!!!!

Ainda o Convenci a Abrandar para tirar uma Foto, e lá continuou.

Este Anos os 8KMs finais foram a andar bem, mas sem sprints....tinha muito tempo...estava bem dentro do Objectivo traçado, e a minha Boleia ainda estava a quase uma Hora de Chegar (Não contava que me despachasse tão cedo), Acompanhado de mais uns ciclistas ocasionais com quem me ia cruzando, falando, e pedalando.
Esta é uma das razões pq acho que esta travessia é tão mágica. A quantidade de gente que se cruza connosco e com quem falamos, pedalamos, ajudamos, ETC....

No Meio disto tudo ainda servi de cabeça de Pelotão no meio da Serra a um Pequeno Grupo durante alguns KMs.

Já em Sagres, desta vez quando cheguei ainda havia muitos ciclistas (ao contrário do ano passado que não estava ninguem biggrin ), e Ainda pude cumprimentar o BRITES, o Manso de Novo, e o Meu Amigo Kalash que este anos não concluiu, pq esteve com uma gastrite no dia anterior.

Depois foi uma questão de esperar que a minha boleia chegasse.....arrancar para LX, e Ir á Despedida de solteiro até ás 7 da Manhã

DADOS ESTATÍSTICOS:

Partida: 6:45
Chegada: 16:27
Tempo Total de Viagem: 9:42
Média: cerca de 23KM/H

Bebidas: 1,5L de Isostar Pro + 1 L de Agua (Ainda cheguei com água no Camelback) + 4 Coca Colas. Andava com 2 Bidons de 500ml, mais o CamelBag com 1,5L de Agua
Comidas: 4 Barras de Amendoa DEcathlon, 3 Barras Lidl (e ainda Sobraram mais 7 out 8 Barras que só serviram de Peso)

Roupa: Lycra Comprida, Jersey de Manga Curta, Polar, Cortavento, Luvas de Neve, Luvas de BTT, Meias de SKY (Tambem levei meias de BTT caso as de Sky aquecessem demais), Colete Reflector

Autonomia Total.

Comparado ao Ano passado não está Mal...considerando que este anos levei tudo ás costas....

Sem comentários: