quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Bicicleta e o meio ambiente. Um desporto limpo?

Excelente Tema!

O que escreveste é de facto preocupante, mas eu pessoalmente tento ver a coisa de outra forma:

Think Global, act Local

Por mim falo: Infelizmente actualmente duvido que exista um unico desporto que possa ser apelidado de verdadeiramente Limpo, pois até as Sapatilhas, Fatos de treino, Calções, etc.... (penso que é o Equipamento básico de qualquer desporto), tipicamente são feitos de compostos sintecticos, que infelizmente e mais uma vez são produzidos muito provavelmente em Larga escala em paises de terceiro Mundo, pelos mesmos motivos que apontaste.

Desta forma essa batalha (a da forma como são produzidas as matérias primas), tem de ser discutida a nivel global e politico. Cabe-nos a nós apenas pressionar no sentido da mudança. Mas tambem não podemos deixar de praticar desporto, ou deixar de nos vestir, e até comer, ou beber....latas de Sagres e Coca Cola!

Como pensar Globalmente,  agindo Localmente?
Eu pessoalmente, posso dizer que tomei uma decisão clara há cerca de 2 Meses: Fazia Passeios de Moto de Enduro, e decidi parar e dedicar-me ao BTT.
Resultado:
-Melhor para a Saude
-Maior convivência
-Muito menos poluente
-Mais ecológico tambem para o meu Bolso.
-A BTT não abre Regos no Chão como as Motas e os Jipes, que destroem tudo por onde passam (erosão do Solo)

Através desta minha atitude, dou o meu pequeno contributo para o Ambiente. se me perguntarem se o BTT é ecológico, digo com toda a certeza que é muito ecológico.

Comparando com outros desportos, podemos abordar por exemplo o Surf onde o FOAM com que as pranchas são produzidas, para ser produzido passa por processos altamente poluentes da atmosfera, ao ponto do principal productor mundial desta matéria prima, ter Literalmente optado por desistir de produzir o FOAM, devido ás pressões politicas brutais a que começava a estar sujeito. Os fatos de Neoprene........enfim..... e O Surf  nunca me lembro de ter sido conotado como um desporto não ecológico.

Para os que fazem Surf e lerem estas linhas, vão pensar que sou tendencioso, mas não, pois pratico igualmente WSurf, e ando a tentar meter-me em cima de uma prancha de Surf (em terceira mão, logo reciclada  gargalhadas).

A verdade é que a ecologia só é uma realidade quando existem alternativas Limpas mas viaveis para produzir o que o ser humano necessita, quer em termos de bens de primeira necessidade como outros. Esse é o esforço que muitos investigadores fazem actualmente (tambem eles actuam Localmente).
Porque é que não andamos todos de transportes publicos?!?!?! Porque infelizmente para muitos de nós não existem ainda alternativas viáveis (em termos de tempos de trânsito/conforto/segurança)

O totalmente ecológico é uma definição totalmente Utópica, pois só por respirarmos libertamos....CO2, se nos peida-mos (peço desculpa pelo termo, mas achei-o Libertador  gargalhadas gargalhadas) libertamos Metano, enfim temos é de Poluir o menos possivel sem que isso nos torne infelizes.

Para Ler Mais

Sem comentários: