terça-feira, 10 de outubro de 2006

E O Tamanho do quadro....mais uma vez....

Volto ao tema do tamanho do quadro, com um pedido de opinião em termos de Fisica  hypo

Ora a duvida é a seguinte:

Comprei a GT Avalanche 1.0 Tamanho M.
Tenho 1,76-1,77Metros de altura, e 83cm entre pernas.

Acontece que numa determinada subida na arrábida, a que fui apresentado pelo Celso (Subida das Raizes), notei que quando parei e tentei retomar a subira, a frente estava sempre a descolar do chão, o que tornava quase impossivel manter a bicicleta a direito(acabada sempre encostado aos arbustos... vergonha).

A sensação que me deu foi a seguinte. Sendo o meu tamanho ideal 18'' e a GT só ter  17''(M) e 19''(L), tive de optar.
Inicialmente como me tinham indicado que o M teria mais genica, optei por esse tamanho.

Para ter a altura do selim no ponto ideal (73,4cm do centro da pedaleira ao topo do selim), tive de comprar um espigão maior que o de origem. Acontece que como efeito "secundário" desconfio que o meu centro de gravidade se tenha deslocado uns 2-3cm para trás (provavelmente para alem do projectado pela GT) , o que pode ter piorado o desempenho em subida. (Notem que os espigões estão inclinados para trás, logo quanto mais elevados mais para tras vai o centro de gravidade)
Adicionalmente senti que ao inclinar-me nas subidas que na realidade não me parecia que transmitisse qq força no Guiador, devido ao facto de provavelmente os meu tronco não estar tão "esticado quanto devia" e a posição dos braços não ser a ideal por ter os ombros á frente do guiador sempre que me inclinava.

Apesar de tudo isto a Bicicleta era confortavel.

Na semana a seguir para tirar teimas voltei á mesma subida, mas desta vez coloquei o Selim mais para a frente.
Fiquei com a sensação de ter ficado muito á frente em relação á pedaleira (o que diminuiu imenso o meu rendimento de pedalada(poderá acontecer?)), apesar de notar maior controlo na direcção (ainda não foi o ideal), mas na mesma sentia que apesar de me inclinar para a frente não conseguia colocar pressão no guiador. Adicionalmente esta posição do Selim, fez com que o conforto da Bike desaparecesse. Foi penoso fazer 26Km.....que não me tinham custado tanto na semana anterior.

A Loja onde comprei foi impecavel e deu-me a oportunidade de Experimentar agora uma L (visto que a Minha M está Impec), mas infelizmente não tenho tempo para voltar á Subida das Raizes.....

Há quem afirme que uma L será terá a frente mais leve.......Mas será verdade? (pq é que as BMX são muito curtinhas? As unicas bicicletas compridas que eram leves de frente na minha infancia eram as tipo Harley(Lembram-se), Mas essas uma pessoa ia sentada quase no Eixo da Roda traseira gargalhadas)

Uma vez que o selim neste quadro não ficará mais recuado do que a posição maxima projectada, e tendo as costas mais esticadas (logo o tronco mais deitado e os ombros sobre o guiador), será que conseguirei ter o Centro de Gravidade no ponto certo, e serei capaz de fazer mais força sobre o guiador nas subidas?

Ou será mesmo falta de pernas e falta jeito aki do Ciclista Maçarro? vergonha

As vossas opiniões, fundamentadas na vossa maior experiência e conhecimento, são IMPORTANTES


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Voltando a partilhar a minha saga, e porque sei que estão todos a pensar "*#!%#$% este gajo não se Cala!":

Hoje dei outra vez outra voltita aki pelas redondezas, e Acho que vou mesmo ficar com a L.
Foram cerca de 10KM:

Cerca de 5 deles sempre em subida (sudida estrema de 3KM em Alcatrão, mais 1KM de alcatrão de elevadissima elevação, ou seja Carros sobem em 1ª, assim como eu.
A Seguir cerca de 500Metros de Caminho de Cabras muito inclinado, e irregular (pedras soltas, , gravilha, Raizes ETC...). Aí os meus dois pistons (pernas) só tinham potência na mudança mais leve.
Os restantes 500 Metros foram subidas variadas médias. (para terem uma ideia fui a um serro de onde se vê Lisboa inteira, a Ponte Vasco, a Ponte 25 de Abril, o Estadio do Glorioso, a Serra da Arrábida......enfim tudo! (e perto de Odivelas)

Posso dizer que com esta Bike L, á semelhança do teste de ontem, controlo muito melhor a direcção e consigo evitar que a roda descole do chão. Só paro quando os Pulmões já não dão mais.

Com a M a bike parecia inguiavel neste tipo de situações, e antes de ficar sem forças, tinha de parar por não conseguir manter a roda dianteira no chão!

Noto claro que a bike é mais alta quando tenho de me apoiar com os pés no chão. Com o M neste aspecto estava mais á vontade...ou diria melhor menos receoso de ficar a falar fininho.

Em descida a Bike parece-me mais controlavel, mas efectivamente um pouco (muito pouco) menos agil, mas como não sou de descidas radicais a 200 á hora mas mais em ritmo de trialeira não é importante.

Noto ainda que o Meu corpo a direito está mais inclinado sobre o guiador (mas não muito), logo sinto um pouco de maior pressão sobre as costas e nas mãos, mas após uma hora a pedalar, não deu para ver grande diferênça para a M em termos de cansaço.

Vou seguir o conselho da GT que me diz que é um L, e dada a diferença de desempenho que noto quer em descida como em subida, penso ser a melhor decisão para mim.

Para Saber a História Toda

Sem comentários: