terça-feira, 13 de março de 2007

Plano para novatos!

Não serei certamente a pessoa mais indicada para te dar dicas muito especificas, mas como á cerca de 8 Meses, estava em Pessima condição fisica, penso que posso partilhar contigo a minha experiência:

Certo dia eu e os meus colegas de trabalho decidimos que nesse fim de semana iriamos dar uma Volta de BTT, para estrear a Bike Nova de um deles. Eu não tinha Bike, mas para ir na Corrente comprei uma EMT Carrefour de 40Euros.
Nunca fui muito virado para o Desporto, e era até perguiçoso, só andando de Moto (TT e Estrada), e Carro.....e Eventualmente fazia um Windsurf (que não é nada exigente em termos Cardio-Pulmunares como o BTT)
E Lá fomos para a Serra de Sintra, todos Felizes.....
Encurtando, posso-te dizer que foi a Pior sensação que tive até Hoje! LITERALMENTE a Subir tive de Parar de 50 em 50 Metros para Respirar, com o Coração a Disparar, e tinha de me sentar pois nem em pé me aguentava. Até o Camelback me fazia confusão.
Era assim que eu estava..... rooleyes hypo

Isto foi no Final de Agosto de 2006

Em Setembro de 2006 fiz a minha Primeira Meia Maratona (Obidos), Cheio de Caimbras e completamente rebentado

Em Dezembro de 2006 Fiz o Troia-Sagres (208KM)

Em Resumo, a Evolução não é Imediata, e requer alguns "truques"

Os Truques Foram estes:
-Não desistir
-Ter consciencia que a evolução é gradual (Quando começamos a trabalhar deixamos de andar a pé, passamos a ser mais sedentários.....ahhhh bons tempos de Vida de estudante Teso!)
-Aprender a conhecer os nossos limites, e gerir o Esforço, tendo em conta as Distâncias Envolvidas. Tal como é Lema de um dos Membros aqui do Forum: "Subo devagarinho, Mas Subo"
-Ter consciencia que nem todos conseguem ir no mesmo ritmo. Em zonas mais dificeis é preferivel ir-mos sozinhos a tentar acompanhar pessoal com mais Potência.
-Ginásio!
-Pedalar com frequencia (Eu na altura passei a Ir de Bike até á estação do Metro, com o Portatil ás Costas, todos os Dias (2KM a Descer que á Vinda eram a Subir ambulance))
-Atenção á Alimentação! (Papar Massinhas e Chicha na Vespera do Esforço, Comer Bananinhas, e Vitamina C)
-Beber agua continuamente (em pequenas quantidades) durante o Esforço mesmo que não tenhas Sede.
-Em percursos longos, comer umas Barrinhas Energéticas de 45 em 45 Minutos mais ou Menos (dependendo do Esforço), para não teres quebras de energia.


Existem muitas outras Dicas, mas estas garanto-te que foram as que me fizeram sentir que Evoluí Muito, e tudo Graças ás Dicas do PPL aqui do Forum! porreiro

Pesquisa aki pelo Forum e encontrarás Dezenas de Posts que tratam destes assuntos.

Boas Pedaladas!!!!!!

Para Saber Mais

Sem comentários: